Le Musee de L'éducation et du Jouet (MEB)

enjeux et potentiel d'un musee universitaire a la FEUSP

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.15970

Mots-clés :

Education, Musées, Universités

Résumé

Créé en 1999 par la professeure Tizuko Kishimoto, le Musée de l'éducation et du jouet (MEB) a une grande importance dans l'histoire de la Faculté d'éducation (FEUSP), constituant un espace d'une grande importance pour l'enfance, les jouets et les jeux. Dans cet article, nous présenterons un aperçu des performances de la nouvelle coordination du musée depuis 2014, délimitant l'élargissement de son champ d'action en se réaffirmant comme musée de l'éducation en partenariat avec d'autres laboratoires et secteurs de la FEUSP et englobant l'Éducation dans les musées comme une nouvelle approche. Nous aborderons les principaux enjeux et potentiels d'un musée universitaire dans la définition de son identité et dans la gestion des actions d'enseignement, de recherche et de vulgarisation, développées dans des projets d'histoire, de constitution de collection, d'activités pédagogiques et de communication au sein du MEB.

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Bibliographies de l'auteur

Ermelinda Moutinho Pataca, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Licenciatura em Química pela UNICAMP (1996), mestrado (2001) e doutorado (2006) na área de Educação Aplicada às Geociências pela UNICAMP (2001), livre-docência na Faculdade de Educação da USP (2016). Fez doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa (2004), investigando a história das viagens científicas luso-brasileiras (1755-1808), tema abordado desde o mestrado à livre-docência. Atua na Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental na disciplina de metodologia do ensino e no curso de pedagogia na disciplina de História das Ciências. Foi presidente da Comissão de Pós Graduação (CPG) da Faculdade de Educação da USP e coordenadora do programa de pós-graduação em Educação entre 2018 e 2020. Desde 2005 vem atuando em projetos de formação continuada de professores, numa articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Tem ampla atuação em museus, curadoria de exposições e projetos de divulgação científica. Atualmente é coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo (MEB-FEUSP), onde tem se concentrado em pesquisas históricas sobre o acervo de brinquedos e materiais educativos. Desde 2017 atua como conselheira da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e é editora da seção "História da Ciência e Educação" da Revista Brasileira de História da Ciência.

Martha Marandino, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 1D. Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), quando obteve Bolsa Sanduíche pela CAPES no Museu de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal, no período de setembro de 2000 a janeiro de 2001. Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2012) e coordenadora do Grupo de Estudo de Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação da Ciência/GEENF. Na área de museus, trabalhou de 1998 a 2002 na Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST/MCTCI realizando atividades de pesquisa e educação. É membro do International Council of Museum/ICOM e do Comitê de Museus de Ciência e Tecnologia/CIMUSET e do Comitê de Educação e Ação Cultrtal/CECA. Foi presidente, vice-presidente (de 2002 a 2006) e tesoureira (de 2009 a 2011) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/SbenBio e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciência (2005 a 2011). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Museus. É docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP e no Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Colabora no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde da Fiocruz. Possui projetos de pesquisa, publicações e orientações de iniciação científica, mestrado e doutorado com temas como ensino de ciências, ensino de biologia, divulgação científica e educação em museus. Atualmente é Diretora do Centro de Preservação Cultural da USP/CPC/USP e vice-coordenadora do Museu da Educação e do Brinquedo da FEUSP.

Références

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Publiée

2021-12-03

Comment citer

PATACA, Ermelinda Moutinho; MARANDINO, Martha. Le Musee de L’éducation et du Jouet (MEB): enjeux et potentiel d’un musee universitaire a la FEUSP. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021011, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15970. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15970. Acesso em: 17 juill. 2024.

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Rubrique

DOCUMENTO/DOSSIÊ