Guide Pratique D’Education Physique (Deuxieme Édition) - Georges Hérbert
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.18580Palavras-chave:
Higienista, Patrimônio Escolar, Educação Física, CorpoResumo
Análise documental do Guide Pratique D’Education Physique (Deuxieme Édition) – Georges Hérbert, de 1916, pertencente do acervo da biblioteca histórica do Arquivo Histórico Documental da Escola Estadual “Carlos Gomes”, antiga Escola Normal de Campinas, na seção de Educação Física. Foi selecionado por graduandos do curso de Educação Física da UNICAMP, dentro da disciplina de Estágio Supervisionado. A proposta dos discentes foi a de aplicar junto aos alunos do Ensino Fundamental, da supracitada escola, alguns dos exercícios constantes no livro de uma maneira contextualizada, expondo o caráter higienista das aulas que envolviam as práticas corporais. Foram feitos exercícios ordenados e separados por gêneros e, em seguida, houve uma nova execução de exercícios mais atuais, com os alunos e as alunas juntos (as). Terminadas as duas vivências práticas, houve uma discussão compartilhada entre alunos, estagiários e monitor. Considerando os relatos e os apontamentos dos participantes, juntamente com a análise do livro, se evidencia a relação da Educação Física com os aspectos sociais, políticos e históricos e a relação corporal com o patrimônio histórico educativo no Brasil, ponto esse que apresenta o corpo histórico, que vive e reflete o momento em que existe.
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Referências
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