Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Brasil
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RESUMO
Análise documental do Guide Pratique D’Education Physique (Deuxieme Édition) – Georges
Hérbert, de 1916, pertencente do acervo da biblioteca histórica do Arquivo Histórico
Documental da Escola Estadual “Carlos Gomes”, antiga Escola Normal de Campinas, na seção
de Educação Física. Foi selecionado por graduandos do curso de Educação Física da
UNICAMP, dentro da disciplina de Estágio Supervisionado. A proposta dos discentes foi a de
aplicar junto aos alunos do Ensino Fundamental, da supracitada escola, alguns dos exercícios
constantes no livro de uma maneira contextualizada, expondo o caráter higienista das aulas que
envolviam as práticas corporais. Foram feitos exercícios ordenados e separados por gêneros e,
em seguida, houve uma nova execução de exercícios mais atuais, com os alunos e as alunas
juntos (as). Terminadas as duas vivências práticas, houve uma discussão compartilhada entre
alunos, estagiários e monitor. Considerando os relatos e os apontamentos dos participantes,
juntamente com a análise do livro, se evidencia a relação da Educação Física com os aspectos
sociais, políticos e históricos e a relação corporal com o patrimônio histórico educativo no
Brasil, ponto esse que apresenta o corpo histórico, que vive e reflete o momento em que existe.
Palavras-chave: Higienista; Patrimônio Escolar; Educação Física; Corpo.
INTRODUÇÃO: UM HISTÓRICO
O livro Guide Pratique D’Education Physique (Georges Hérbert), que faz parte do
acervo da biblioteca histórica do Arquivo Histórico Documental da Escola Estadual “Carlos
Gomes”, antiga Escola Normal de Campinas, na seção de Educação Física, foi discutido e
selecionado com um grupo de estudantes da graduação da UNICAMP, que cursaram a
disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada pela Profa. Dra. Maria Cristina Menezes,
durante as práticas e vivências no decorrer do 2° semestre letivo de 2023.
As práticas ocorreram no âmbito do Projeto “Memorial Laboratório de Estudos e
Práticas Escolares – Escola Estadual ‘Carlos Gomes’, Campinas”, CIVILIS, Grupo de Estudos
e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, FE/UNICAMP,
desenvolvido na mesma instituição e coordenado pela docente responsável pelo estágio.