A imprensa periódica e a pandemia de 1918: as notícias sobre o comportamento da instrução pública durante a “gripe espanhola”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.18337

Palavras-chave:

Influenza, Pandemia, Instrução pública, Impressos periódicos

Resumo

Este artigo tem como foco a análise da imprensa periódica de São Paulo e do Rio de Janeiro durante a pandemia de 1918, enquanto criam uma narrativa sobre a doença, mostrando a rotina alterada do espaço urbano durante o evento e destacando o papel das escolas durante o período de alastramento da moléstia. Em 1918, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, foram tomadas pela “gripe espanhola” e, diante da doença de caráter pandêmico, os jornais e as revistas da época noticiaram como a organização dos espaços públicos se alterou e dentre as novas situações sociais houve o comprometimento do funcionamento da instrução pública. As notícias falavam que as escolas foram fechadas, o ano letivo encerrou mais cedo e os professores, que antes se dedicavam, inclusive, a transmitir conteúdos gerais e referentes à higiene pessoal, agora passavam a atuar como enfermeiros e mordomos nos hospitais provisórios em que as escolas se transformaram. Para este trabalho, foram utilizados Sontag (1977), no estudo das formas de representação da doença e Barros (2023) para compreender as características e estruturas que compõem os periódicos enquanto produzem notícias.

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Biografia do Autor

André Condes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Doutor em Educação História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EHPS-PUCSP). É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO).

Andrezza Silva Cameski, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

FERREIRA, André Condes; CAMESKI, Andrezza Silva. A imprensa periódica e a pandemia de 1918: as notícias sobre o comportamento da instrução pública durante a “gripe espanhola”. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023015, 2023. DOI: 10.20888/ridphe_r.v9i00.18337. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/18337. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO