Preservação do patrimônio histórico educacional do Colégio de Aplicação da UFS e o incremento da produção do conhecimento historiográfico da educação
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.18274Palavras-chave:
Colégio de Aplicação, Centro de Memória, História da Educação, SergipeResumo
Este artigo discorre a respeito de três aspectos relacionados com as ações de preservação do patrimônio histórico educacional no Colégio de Aplicação da UFS. O primeiro aborda a história institucional do Colégio; o segundo é uma incursão a respeito do centro de memória da instituição (Cemdap), guardião do acervo documental desta instituição; e o terceiro evidencia a relação entre o aumento da produção do conhecimento histórico com as ações de organização documental. A pesquisa utilizou como fonte documentos de escrituração escolar, regimento escolar, legislação educacional, relatos orais, e produções acadêmicas. As iniciativas preservacionistas realizadas na documentação do Colégio foram acompanhadas de um substancial crescimento das produções da história da educação.
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