Estado do conhecimento na pesquisa historiográfica: um caminho para o encontro com as pesquisas sobre o atendimento à infância
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.17253Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Metodologia, Cuidado InfantilResumo
Este trabalho apresenta como foi realizado o “estado do conhecimento” de uma pesquisa sobre o atendimento à infância. Para tanto, abordamos os processos de busca, seleção e análise dos artigos que corroboraram com a temática. Destaca-se que as buscas foram realizadas diretamente nos repositórios de periódicos selecionados devido às incógnitas geradas diante da temática genérica e ampla que abrange mais uma área de conhecimento. Dessa forma, após serem estabelecidos critérios de seleção foram elencados 20 trabalhos que foram lidos, resumidos e analisados. Estes auxiliaram a construir um panorama sobre o atendimento à infância no contexto brasileiro ao longo de décadas e trouxeram à tona questões referentes às metodologias escolhidas.
Downloads
Referências
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. A emergência das Instituições de Educação Infantil. Revista História da Educação, ASPHE/FaE/UFPEL, Pelotas, n. 20, p. 115-134, set. 2006. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/29261/pdf>. Acesso em: 11 nov. 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, nº 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 11 nov. 2021.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi S.; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do Tempo e Recantos da Memória: Reflexões metodológicas sobre História Oral. São Leopoldo: Oikos, 2012, 112 p.
KUHLMANN JR, Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 7 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2015, 192 p.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, 132 p.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da arte” em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872>. Acesso em: 11 nov. 2021.
SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca. Alfabetização: Série Estado do Conhecimento. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2000. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484330/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/f9ddff4f-1708-41fa-82e5-4f2aa7c6c581?version=1.3>. Acesso em: 11 nov. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/