Percepções dos gestores municipais de saúde em relação ao cuidado à dependentes químicos
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Cuidado em saúde
Dependência química
Gestão em saúde.

How to Cite

GUERRA, Luciane Miranda et al. Percepções dos gestores municipais de saúde em relação ao cuidado à dependentes químicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181444. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1444. Acesso em: 22 jul. 2024.

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo conhecer como se dá a gestão do cuidado em saúde aos dependentes químicos na Estratégia Saúde da Família a partir das percepções de gestores municipais de saúde. Estudo qualitativo, onde 23 Gestores de Saude do município de Piracicaba-SP distribuídos em 4 Grupos Focais responderam à seguinte questão disparadora: "Como se dá o cuidado em saúde aos dependentes químicos na Estratégia Saúde da Família?". Foi realizada análise temática de conteúdo. Resultados parciais: os gestores pontuaram sobre: 1) Cuidado centrado nas necessidades de saúde, 2) Processo de trabalho da equipe a partir de uma lógica biomédica e 3) Necessidade de vínculo e acolhimento dentro e fora da unidade de saúde. Segundo as percepções de gestores municipais de saúde o cuidado a dependentes químicos se dá sob uma lógica biomédica e que há a necessidade de vínculo e acolhimento entre profissionais e usuários dentro e fora da unidade de saúde.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181444
PDF (Português (Brasil))

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.