Justificativas da não adesão a saúde bucal associadas ao letramento em saúde em uma população de adolescentes
PDF

Palavras-chave

Adesão ao tratamento
Saúde bucal
Letramento em saúde.

Como Citar

SILVA, Breno Forchetti da; BULGARELI, Jaqueline Vilela; GONDIM, Brunna Verna Castro; CORTELLAZZI, Karine Laura. Justificativas da não adesão a saúde bucal associadas ao letramento em saúde em uma população de adolescentes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018216. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/216. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as justificativas da não adesão a saúde bucal e sua associação com o letramento em saúde, variáveis socioeconômicos e demográficas em uma população de adolescentes. Estudo transversal analítico em 115 adolescentes na idade de 18 a 25 anos de idade os quais não aderiram ao tratamento odontológico no município de Piracicaba, SP. As informações foram coletadas por meio do questionário socioeconômico, demográficos e instrumento de Letramento em Saúde. Dos 92 adolescentes que participaram do estudo, 78 revelaram que o motivo da não adesão está relacionado a questões pessoais (falta de interesse, esquecimento, medo, falta acompanhamento dos pais). A variável “escolaridade da mãe” mostrou-se significativa (p=0.0530).

https://doi.org/10.20396/revpibic262018216
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.