Avaliação do consumo de alimentos açucarados em crianças assistidas nas consultas de puericultura das unidades de saúde da família do município de Piracicaba
PDF

Palavras-chave

Alimentação complementar
Açúcar
Nutrição infantil.

Como Citar

REIS, Roberta Andrade; BULGARELI, Jaqueline Vilela; CAINELLI, Eveline; CORTELLAZZI, Karine. Avaliação do consumo de alimentos açucarados em crianças assistidas nas consultas de puericultura das unidades de saúde da família do município de Piracicaba. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181218. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1218. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar as práticas alimentares e o consumo de alimentos açucarados em crianças atendidas nas consultas de puericultura no município de Piracicaba e sua associação com variáveis relacionadas ao contexto social e familiar. Estudo analítico, do tipo transversal com crianças entre 06 a 23 meses e 29 dias de idade. Foi coletado dados socioeconômicos, perguntas referentes a características demográficas, familiares e práticas alimentares. Como resultados obtidos, das 599 crianças analisadas, o consumo de bebidas adoçadas foi constatado em 372 (62,10%) crianças e de doces ou guloseimas 253 (42,23%). Observou-se que as crianças com idade de 12 a 17 meses e 29 dias e 18 a 23 meses e 29 dias tiveram maior chance de consumir bebidas adoçadas e doces ou guloseimas. Quanto as bebidas adoçadas, houve forte correlação deste consumo por crianças que moravam com mais de 4 pessoas na mesma casa. As crianças cujas mães eram solteiras, com ? 2º grau completo e que recebiam auxílio do governo apresentaram maiores chances de consumir doces ou guloseimas. Os resultados demonstraram expressiva presença de açúcar na dieta das crianças desde os primeiros anos de vida, alertando para possíveis prejuízos à saúde das mesmas.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181218
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.