Avaliação de estresse, ansiedade e fatores associados entre alunos do programa institucional de bolsas de iniciação científica - ensino médio
PDF

Palavras-chave

Ansiedade
Estresse psicológico
Ensino fundamental e médio.

Como Citar

WAISMAN, Rebeca Barroso; GUERRA, Luciane Miranda; GONDINHO, Brunna Verna Castro; BULGARELI, Jaqueline Vilela; CORTELLAZZI, Karine Laura. Avaliação de estresse, ansiedade e fatores associados entre alunos do programa institucional de bolsas de iniciação científica - ensino médio. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181195. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1195. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente estudo avaliou o estresse, a ansiedade e fatores socioeconômicos e demográficos a eles associados entre alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC -EM) atuantes na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-UNICAMP). Os participantes responderam instrumentos de pesquisa validados, que investigaram as variáveis relacionadas a este estudo, incluindo as variáveis dependentes (ansiedade e stress) medidas, respectivamente, pelo BAI e ISS, e as variáveis independentes (socioeconômicas e demográficas). Foi realizado Odds Ratio e a análise bivariada pelo teste qui-quadrado ou exato de Fisher, no nível de significância de 5%, para testar a associação entre a variável dependente e variáveis independentes. Quem apresentou estresse na fase exaustão tem mais chances (OR=13,33) de ter ansiedade moderada/grave.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181195
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.