O cuidado em saúde em relação à demanda de dependentes químicos a partir das percepções de profissionais e usuários da atenção básica
PDF

Palavras-chave

Cuidado em saúde
Dependência química
Saúde da família.

Como Citar

MENDES, Karine Laura Cortellazzi et al. O cuidado em saúde em relação à demanda de dependentes químicos a partir das percepções de profissionais e usuários da atenção básica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181441. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1441. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo conhecer como se dá a gestão do cuidado em saúde aos dependentes químicos a partir das percepções de profissionais e usuários da Atenção Básica. Estudo qualitativo, onde 30 Profissionais distribuídos em 4 Grupos Focais e 6 usuários das Equipes de Estratégia Saúde da Família do município de Piracicaba-SP responderam à seguinte questão disparadora: "Como se dá o cuidado em saúde aos dependentes químicos na Estratégia Saúde da Família?". Foi realizada análise temática de conteúdo. Resultados parciais: os profissionais pontuaram sobre os pontos: 1) Responsabilidade Profissional e Autonomia do Usuário, 2) Cuidado centrado nas necessidades de saúde e 3) Processo de trabalho do cirurgião-dentista a partir de uma lógica biomédica. Enquanto que os usuários pontuaram sobre a necessidade de vínculo e acolhimento dentro e fora da unidade de saúde. Segundo as percepções de profissionais e de usuários da atenção básica o cuidado a dependentes químicos se dá sob uma lógica biomédica e que há a necessidade de vínculo e acolhimento entre profissionais e usuários dentro e fora da unidade de saúde.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181441
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.