Vivências dos profissionais de saúde da família sobre os motivos da não adesão a saúde bucal de jovens residentes em áreas de exclusão social no município de Piracicaba, SP
PDF

Palavras-chave

Adesão ao tratamento
Saúde bucal
Saúde da família.

Como Citar

ALMEIDA, Fernanda Cristina de; PEREIRA, Antonio Carlos; BULGARELI, Jaqueline Vilela; GONDIM, Brunna Verna Castro; GUERRA, Luciane Miranda. Vivências dos profissionais de saúde da família sobre os motivos da não adesão a saúde bucal de jovens residentes em áreas de exclusão social no município de Piracicaba, SP. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018424. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/424. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em compreender os motivos da não adesão à saúde bucal dos adolescentes na vivência da equipe de saúde da família. É uma pesquisa qualitativa que foi realizada em seis unidades de saúde da família em Piracicaba que incluía a equipe de saúde bucal. Foi utilizado o método de grupo focal nas USFs formados por 8 a 12 profissionais, entre 20 a 50 anos e estes partiram da seguinte questão disparadora: “Fale sobre os motivos que levam os adolescentes a não comparecerem nas consultas odontológicos?”. Foi realizada uma análise temática de conteúdo a partir de gravações de áudio dessas entrevistas e consideradas as seguintes categorias para tal análise: a concepção da equipe sobre o que é ser adolescente e; a concepção da equipe no cuidado em saúde. Pode- se concluir, na perspectiva dos profissionais de saúde, que os motivos da não adesão à saúde bucal dos adolescentes estão relacionados, principalmente, a própria fase da adolescência e a influência (positiva ou negativa) da família.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018424
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.