A prática das tecnologias leves pelas equipes de saúde da família como estratégia para favorecer a adesão a saúde bucal dos adolescentes
PDF

Palavras-chave

Adesão ao tratamento
Saúde bucal
Saúde da família.

Como Citar

BRAZ, Natália Félix; BULGARELI, Jaqueline Vilela; GUERRA, Luciane Miranda; GONDIM, Brunna Verna Castro. A prática das tecnologias leves pelas equipes de saúde da família como estratégia para favorecer a adesão a saúde bucal dos adolescentes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181075. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1075. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este estudo buscou compreender consensos e contradições, entre os profissionais da equipe de saúde nas unidades de família (USF) no município de Piracicaba, sobre a influência no aumento de adesão ao tratamento odontológico entre os adolescentes. Para tal pesquisa, foram realizados grupos focais em 6 unidades diferentes, nesses grupos uma pesquisadora guiava as entrevistas com perguntas norteadoras. Esses grupos foram audiogravados e esses áudios foram transcritos. Com essas transcrições, foram analisados pela técnica da análise temática. Com essa técnica obteve-se duas categorias, sendo elas: vínculo/acolhimento focado na prática do profissional e vínculo/acolhimento focado no interesse/desejo do adolescente. Por fim, com a análise dessas categorias, conclui-se que os profissionais das equipes de saúde entendem que a prática das tecnologias leves pode ter como consequência a melhora na adesão dos adolescentes ao tratamento, mas que a adesão depende também do interesse do paciente.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181075
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.