Resumo
O trabalho em questão tem por objetivo discutir e analisar os objetivos e o processo de profissionalização do ensino médio promovida pela implantação da Lei nº 5.692/71. Estabeleceu-se como recorte temporal o período entre as primeiras medidas adotadas após o Golpe Militar de 1964 até o encerramento de sua vigência em 1985. A partir de conceitos já estabelecidos por Afro do Amaral Fontoura, Arnaldo Niskier, Dermeval Saviani e Luiz Antônio Cunha, entre outros, abordou-se questões que influenciavam o cenário político-econômico e as transformações ocorridas no contexto da implantação da lei, para analisar o contexto em que o Brasil esteve inserido e qual as intenções do governo ao promover a reforma da educação do ensino médio por meio da Lei nº 5.692/71. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva.
Referências
FONTOURA, Afro do Amaral. A Reforma do ensino: diretrizes e bases para o estudo de 1. e 2. Graus. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Gráfica Editora Aurora, 1972.
NISKIER, Arnaldo. A Nova escola. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Bloch Educação, 1974.
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