A profissionalização do ensino médio
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Palavras-chave

Educação
Profissionalização
Ensino médio

Como Citar

RIBEIRO, Vitor; HEES, Luciane; ALMEIDA, Elisabete de; RIBEIRO, Thais. A profissionalização do ensino médio: uma análise da proposta de reforma da educação brasileira introduzida pela lei nº 5.692/71. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192587. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2587. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O trabalho em questão tem por objetivo discutir e analisar os objetivos e o processo de profissionalização do ensino médio promovida pela implantação da Lei nº 5.692/71. Estabeleceu-se como recorte temporal o período entre as primeiras medidas adotadas após o Golpe Militar de 1964 até o encerramento de sua vigência em 1985. A partir de conceitos já estabelecidos por Afro do Amaral Fontoura, Arnaldo Niskier, Dermeval Saviani e Luiz Antônio Cunha, entre outros, abordou-se questões que influenciavam o cenário político-econômico e as transformações ocorridas no contexto da implantação da lei, para analisar o contexto em que o Brasil esteve inserido e qual as intenções do governo ao promover a reforma da educação do ensino médio por meio da Lei nº 5.692/71. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192587
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Referências

CUNHA, Luiz Antônio. Política educacional no Brasil: a profissionalização no ensino médio. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Eldorado, 1977.
FONTOURA, Afro do Amaral. A Reforma do ensino: diretrizes e bases para o estudo de 1. e 2. Graus. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Gráfica Editora Aurora, 1972.
NISKIER, Arnaldo. A Nova escola. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Bloch Educação, 1974.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

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