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Revelando as essências da Educação Maker
Capa miniatura volume 7, número 2, ano 2020, contendo uma imagem de um fractal, o tema deste número (Educação Maker e Robótica Pedagógica)
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Palavras-chave

Educação maker
Educação emancipatória
Currículo
Construcionismo
TIC

Como Citar

SOSTER, Tatiana Sansone. Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 189–193, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14864. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14864. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Esse estudo revela os elementos da Educação Maker através da análise teórica e das práticas. A pesquisa inspira-se na abordagem fenomenológica. Como resultado observa-se que a proposta teórica e a realização das práticas se aproximam em muitos elementos, havendo poucas características divergentes e muitas complementares. Pode-se afirmar que a Educação Maker está em construção e, portanto, ainda apresenta resultados pedagógicos de aprendizagem aquém de sua teoria, especialmente no que diz respeito à formação crítica de sujeitos e integração da prática Maker com todas as áreas de conhecimento abordadas no contexto escolar através do currículo. Ao final, apresenta-se um quadro sintético com os elementos da Educação Maker, construído a partir da análise, discussão e acompanhamento da teoria e das práticas observadas.

Confira a participação da autora em live no YouTube por ocasião do lançamento desta edição temática da TSC: https://www.youtube.com/watch?v=1b0hieNTodQ

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14864
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Referências

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