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Interfaces tangíveis e o design de ambientes educacionais para co-construção de narrativas
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Palavras-chave

Interface tangível
Design
Ambientes educacionais

Como Citar

GUTIÉRREZ, Julián. Interfaces tangíveis e o design de ambientes educacionais para co-construção de narrativas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 104–107, 2015. DOI: 10.20396/tsc.v3i1.14477. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Contar histórias é uma atividade autêntica e pessoalmente relevante, que tem mostrado ter benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da criatividade, a imaginação, a manipulação de conceitos abstratos e, em alguns casos, o desenvolvimento do pensamento lógico. Esta tese apresenta uma contribuição às áreas da Interação Humano-Computador (IHC) e da Informática aplicada à Educação, especialmente no campo do Design da Interação, uma vez que apresenta um modelo para a criação de ambientes computacionais para a criação de narrativas de forma colaborativa (Figura 1a), instanciados em tecnologias tangíveis contemporâneas (Figura 1b). Este modelo é chamado CPES (Collaborative Programmable Environment for Storytelling).

https://doi.org/10.20396/tsc.v3i1.14477
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Referências

GUTIÉRREZ POSADA, Julián Esteban. Interfaces Tangíveis e o Design de Ambientes Educacionais para Co-construção de Narrativas. 2015. 253 p. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

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Copyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

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