Banner Portal
Hands-on Project
Capa criada com inteligência artificial Microsoft DALL-E 3 com o prompt Crie uma imagem com 785 px de largura e 442 px altura que comece pelo lado esquerdo com um fractal e, na medida em que avança para o centro vertical da imagem, faça uma transição para elementos abstratos que denotem a interdisciplinaridade entre a informática e educação. Utilize cores em tons azuis que denotem autoridade no assunto segundo a psicologia das cores e algumas linhas verdes reluzentes, em 1 de dezembro de 2023 às 10:36 AM.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Environmental Education
Science Curriculum Component
Elementary School
Hands-on Project
Use and reuse of open educational resources
CTSA and ACT in the educational context

How to Cite

ZAGO, Marcia Regina R. S.; CALONACI, Karen; KRELLING, Ligia Marcelino. Hands-on Project: Exploring Science Curriculum Integration through Sewing and Customization. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 8–28, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i1.17953. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17953. Acesso em: 17 may. 2024.

Abstract

Understanding contemporary educational trends can be a starting point for social education. In this perspective, the Projeto Mãos na Massa - Domestic Economy of sewing and customization offered by the Municipal Department of Education of Curitiba (SME), introduces dynamics for Elementary School II. The objective was exploratory and descriptive research. Along these lines, educational possibilities were analyzed through analyze the project from the point of view of Science curriculum parity. The methodology emphasizes qualitative, he approach of Environmental Education (EA), Science, Technology, Society and Environment (CTSA), associated with Scientific and Technological Literacy (ACT). It is concluded that the proposal can develop critical participation in different social practices, when incremented by different tools of digital didactic resources in the teaching-learning process.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i1.17953
PDF (Português (Brasil))

References

BAZZO, W. A. De técnico e de humano: questões contemporâneas, 3. ed. Florianópolis: Edufsc, 2019.

BLIKSTEIN P. Digital fabrication and “making” in education: The democratization of invention. In: WALTER-HERRMANN, J.; BÜCHING; C. (Ed.) FabLabs: of machines, makers and inventors 4. Bielefeld: Transcript Publishers, 2013, p. 1–21.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Subchefia para Assuntos Jurídicos Casa Civil. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9.795 de 27 de abril de 1999. Subchefia para Assuntos Jurídicos Casa Civil. Brasília, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 04 abr. 2023.

BRASIL, Lei N° 12.305 de 02 de agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 04 abr. 2023.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

CARNEIRO, S. M. M. A dimensão ambiental da educação escolar de 1ª. a 4ª. séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de Paranaguá. 1999, 320 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Universidade Federal do Paraná. 1999.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental: diálogos com a BNCC da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Volume 2: Ciências da Natureza. Curitiba, 2020. Disponível em: https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2021/8/pdf/00306973.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Cadernos Pedagógicos do Projeto Mãos na Massa – Economia Doméstica. 2021. Disponível em: https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/2022/4/pdf/00338130.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 7. ed., 2001.

DULLIUS, A; SILVA, M. C; ZAGO, M. R. R. S; Oficinas de capacitação para catadores de materiais recicláveis em Matinhos - PR: dinâmicas territoriais inclusivas, socioeconômicas e ambientais. Guaju - Revista Brasileira de Desenvolvimento Territorial Sustentável, Matinhos, v. 5, n. 2, p. 15 - 29, jul./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/guaju/article/view/70450. Acesso em: 21 abr. 2023.

FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? Conferência ministrada na Universidade de Komaba, jun. 2009. Tradução de Agustín Apaza. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

FERNANDES, I. M. B. A perspectiva CTSA nos manuais escolares de ciências da natureza do 2º CEB 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/11294. Acesso em 21 abr. 2023.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HALVERSON, E. R.; KIMBERLY, M. S. The maker movement in education. Harvard Educational Review, v. 84, n. 4, p. 495–504, 2014.

JACOBI, P. Meio ambiente urbano e sustentabilidade: alguns elementos para a reflexão. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

KERN, D. O conceito de hibridismo ontem e hoje: ruptura e contato. Revista MÉTIS: história & cultura, v. 3, n. 6, p. 53–70. 2004. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/viewArticle/1158. Acesso em: 16 abr. 2023.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. Revista São Paulo em perspectiva. São Paulo. v. 14. n. 1. jan./mar., 2000.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos. Pesquisa bibliográfica, projeto e relatório. Publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LATOUR, B. Onde aterrar? Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020.

LEFF, E. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

LORENZETTI, L. COSTA, E. M. A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10006. Acesso em: 3 abr. 2023.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MENEGUCCI, F.; MARTELI, L.; CAMARGO, M.; VITO, M. Resíduos têxteis: análise sobre descarte e reaproveitamento nas indústrias de confecção. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 11., 2015, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFF, 2015. p. 1-12. Disponível em: http://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_325.pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.

MONFREDINI, I.; FROSCH, R. O espaço maker em universidades: possibilidades e limites. Revista Científica EccoS, n. 49, p. 1-20, abr./jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n49.13341. Acesso em: 16 abr. 2023.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nova York/EUA: Organização das Nações Unidas, 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 05 jun. 2023.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445. Acesso em: 10 abr. 2023.

SATO, M.; SANTOS, J. E. (Org.). A contribuição da Educação Ambiental à esperança de Pandora. São Carlos: PPG-ERN/EdUFSCar, 2001.

STROSS, B. The Hybrid Metaphor: from biology to culture. The Journal of American Folklore, v. 112, n. 445, p. 254-267, 1999. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/541361?seq=1. Acesso em: 05 mai. 2023.

TRAVASSOS, E. G. A prática da educação ambiental nas escolas. 2. ed. Porto Alegre, RS: Editora Mediação, 2006.

VÁZQUEZ, A.; MANASSERO, M. A. La formación del profesorado sobre temas CTS: un modelo para mejorar sus concepciones. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 8, n. 1, p. 110-127, 2016. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3862/3546. Acesso em: 23 abr. 2023.

ZAGO, M. R. R. S. Práticas de vermicompostagem e educação ambiental em escolas públicas de educação integral em tempo ampliado de Curitiba - PR. 2021. 474f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Download data is not yet available.