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Atividades de estudo plugadas e desplugadas para a inclusão do Pensamento Computacional junto aos conteúdos de matemática do 6o. ano do Ensino Fundamental
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Palavras-chave

Pensamento computacional
Atividades de estudo
Matemática
Currículo escolar

Como Citar

MACHADO, Jean Alex Custódio; CORDENONSI, André Zanki. Atividades de estudo plugadas e desplugadas para a inclusão do Pensamento Computacional junto aos conteúdos de matemática do 6o. ano do Ensino Fundamental. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 132–153, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15929. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15929. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar como os conceitos do Pensamento Computacional (PC) podem ser associados, na prática, às habilidades/capacidades fundamentais da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental II, conforme competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram elaboradas atividades de estudo que envolveram a integração do PC com a Matemática do 6º ano e disponibilizadas para um grupo de professores, membros dos painéis de especialista para análise. Os resultados mostraram que podemos inferir que a inserção da Computação na Educação Básica não só traz benefícios para o desenvolvimento de diversas habilidades, como também poderá propiciar o desenvolvimento do PC para a resolução de problemas, a construção de novos saberes, métodos e estratégias para trabalhar o raciocínio e as abstrações em qualquer área do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15929
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