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MoleculAR
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 1, ano 2019
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Palavras-chave

Química molecular
Tabela periódica
Realidade aumentada
Tecnologia

Como Citar

BRITO, Jordan Gabriel da Rocha; GELLER, Marla Teresinha Barbosa. MoleculAR: simulador para o auxílio no ensino de química molecular para estudantes da 1º série do ensino médio usando realidade aumentada. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 70–89, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i1.14633. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14633. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O uso da tecnologia no ambiente escolar para representar conteúdos até então considerados muito teóricos e complexos, vem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. A Realidade Aumentada (RA) destaca-se dentre as tecnologias utilizadas para o entendimento de conceitos nos mais diversos contextos e tem sido evidenciada no ambiente escolar. Este projeto tem como objetivo desenvolver um simulador para visualização 3 D de elementos da Tabela Periódica, seguindo o modelo de Rutherford-Bohr. A metodologia utilizada contou com a orientação de um processo adaptado para software educacional e algumas ferramentas (Vuforia e Unity 3D) para o desenvolvimento das funcionalidades. Como resultado obteve-se um simulador que ao ler o QR code do elemento o apresenta em 3D, juntamente com suas características.

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14633
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Copyright (c) 2019 Jordan Gabriel da Rocha Brito, Marla Teresinha Barbosa Geller

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