Historia de la Escuela de Aplicación de la FEUSP (1976-1986)

La contribución de José Mário Pires Azanha a la cultura escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16026

Palabras clave:

Escuela de Aplicación, José Mário Pires Azanha, Renovación pedagógica

Resumen

De 1976 a 1986, la Escuela de Aplicación (EA), vinculada a la FEUSP, fue dirigida por José Mário Pires Azanha con el objetivo de convertirla en una escuela común, similar a la escuela pública. Dada la relevancia del desempeño de Azanha en cuanto a la reorganización y funcionamiento de la EA en los diversos aspectos de carácter técnico-administrativo y pedagógico y los buenos resultados logrados en el aprendizaje, se proponen los objetivos de este informe: describir: la historia de la EA en dicho período; La posición de Azanha frente al movimiento de renovación pedagógica de los años 70 y 80; e identificar aspectos de la teoría y la práctica desarrollados en EE que puedan ser viables en las escuelas públicas de este estado.

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Biografía del autor/a

Nívia Gordo, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

De 1976 a 1986, la Escuela de Aplicación (EA), vinculada a la FEUSP, fue dirigida por José Mário Pires Azanha con el objetivo de convertirla en una escuela común, similar a la escuela pública. Dada la relevancia del desempeño de Azanha en cuanto a la reorganización y funcionamiento de la EA en los diversos aspectos de carácter técnico-administrativo y pedagógico y los buenos resultados logrados en el aprendizaje, se proponen los objetivos de este informe: describir: la historia de la EA en dicho período; La posición de Azanha frente al movimiento de renovación pedagógica de los años 70 y 80; e identificar aspectos de la teoría y la práctica desarrollados en EE que puedan ser viables en las escuelas públicas de este estado.

Carlota Boto, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

Carlota Boto é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona Filosofia da Educação. É Bolsista Produtividade PQ1D do CNPq. Formou-se na USP, em Pedagogia (1983) e em História (1988). É mestre em História e Filosofia da Educação pela FEUSP (1990), doutora em História Social pela FFLCH/USP (1997) e livre-docente em Filosofia da Educação pela FEUSP (2011). É autora do livro "A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa", publicado pela Editora Unesp, do livro "A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar", publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, do livro “A liturgia escolar na Idade Moderna”, publicado pela Editora Papirus e do livro “Instrução pública e projeto civilizador: o século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola”, publicado pela Editora Unesp. Iniciou sua carreira no magistério primário, em 1981, lecionando no Colégio São Norberto em São Paulo, onde trabalhou até o final de 1982, como regente de classes de 1ª e 2ª séries do então 1º Grau. Entre os anos de 1983 e 1986 trabalhou como professora de 4as-séries na Escola Morumbi. Nos anos de 1984 e 1985, desempenhou a função de Assessora da Coordenação Técnica, contratada como Professor III na Escola de Aplicação da USP. Em 1985, lecionou História e Filosofia da Educação para o curso de Magistério em nível de 2º- Grau do Colégio Luís de Camões. Foi docente de História da Educação na Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP Campus de Araraquara, onde lecionou de 1987 até 2001. Foi presidente da Associação de Docentes da Unesp ADUNESP-Regional de Araraquara, entre 1990 e 1992. Integrou o Conselho Universitário da UNESP, nos anos de 1991,1992, 1995, 1996 e 1997. Entre 1999 e 2001, trabalhou na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ensinou História da Educação no Programa de Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura. Entre 2000 e 2001, foi diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Educação (FFLE) do Mackenzie. Desde 2002 leciona na área de Filosofia da Educação na FEUSP. Orienta, ainda, mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP e no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/UNESP-Campus de Araraquara. Integrou, como conselheira, o CONDEPHAAT entre 2000 e 2002. Integrou, ainda, o Conselho Superior da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo entre 2002 e 2011. Coordenou na FEUSP o Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIP) entre 2003 e 2013.  

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Publicado

2021-12-20

Cómo citar

GORDO, Nívia; BOTO, Carlota. Historia de la Escuela de Aplicación de la FEUSP (1976-1986): La contribución de José Mário Pires Azanha a la cultura escolar. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021024, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.16026. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16026. Acesso em: 8 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO