a mais oportuna interlocução em prol de conjugação fértil e profícua de temas múltiplos que,
no encontro plural e idiossincrático, se interseccionam.
RESENHA
Em tema que se destaca, uma nova resenha se delineia pelos caminhos de uma crítica
ao neoliberalismo que nos assola. A autora dialoga com fontes textuais de autoras (es) diversas
(os) ao apresentar estudo elucidativo aberto a outras intervenções, necessárias e possíveis.
NOTÍCIA
A Seção se abre com três notícias que se destacam em seus propósitos. Duas delas
vieram da Espanha: a primeira de Berlanga de Duero, província de Soria, e a segunda de
Zamora, Campus Viriato, Universidad de Salamanca. A terceira foi enviada desde o Centro
Paula Souza, São Paulo, Brasil.
DA ESPANHA E DO BRASIL
- Do CEINCE, Centro Internacional de la Cultura Escolar, Espanha, para satisfação de
todas (os), uma mensagem, CEINCE-RIDPHE_R, às (aos) leitoras (es), colaboradoras (es),
de toda ordem, e Editoras (es), abarcando a Ibero-América, emitida pelo Professor Dr. Agustín
Escolano, Catedrático de História da Educação, Universidad Valladolid, Diretor do CEINCE,
e Editor Associado da RIDPHE_R;
- Do CEMUPE, Centro Museológico Pedagógico, da Universidad de Salamanca,
Espanha, o Professor Dr. Bienvenido Martín Fraile, Diretor do CEMUPE, divulga circular
das XI Jornadas Científicas da SEPHE, Sociedad Española para el Estudio del Patrimonio
Histórico Educativo. As Jornadas de 2024 da SEPHE serão organizadas pelo CEMUPE, em
Zamora, nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2024, tendo como Tema “Modos de entender, pensar
y sentir el patrimonio histórico-educativo”;
- Do Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil, a Professora Dra. Maria Lucia Mendes de
Carvalho, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da
Educação Profissional e Tecnológica (GEPEMHEP), do Centro Paula Souza, apresenta em
“História Oral, novos desafios” o livro produzido pelo Grupo, no qual se buscou compartilhar