Escola de Aprendizes Artífices: uma análise das práticas pedagógicas ao longo da Primeira República
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.17453Palavras-chave:
Aprendizes Artífices. Método intuitivo. Educação profissional.Resumo
O estudo adota por objetivo analisar diferentes trabalhos reportados na literatura sobre a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em seu contexto histórico, cujo foco de investigação são as práticas pedagógicas empregadas nessas instituições precursoras da educação profissional no Brasil a partir de 1909. Como critério de seleção de artigos, foram selecionados os que apresentam o nome “Escola de Aprendizes Artífices” no título. A abordagem metodológica é qualitativa cujo procedimento de análise consiste no Trabalho de Tradução referendado em Boaventura de S. Santos. Verificou-se que essas escolas foram majoritariamente guiadas pela economia política nacional. Ademais, quanto às práticas pedagógicas, constatou-se a presença do método intuitivo sobre diferentes propostas.
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