Escola de Aprendizes Artífices: uma análise das práticas pedagógicas ao longo da Primeira República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.17453

Palavras-chave:

Aprendizes Artífices. Método intuitivo. Educação profissional.

Resumo

O estudo adota por objetivo analisar diferentes trabalhos reportados na literatura sobre a criação das Escolas de Aprendizes Artífices em seu contexto histórico, cujo foco de investigação são as práticas pedagógicas empregadas nessas instituições precursoras da educação profissional no Brasil a partir de 1909. Como critério de seleção de artigos, foram selecionados os que apresentam o nome “Escola de Aprendizes Artífices” no título. A abordagem metodológica é qualitativa cujo procedimento de análise consiste no Trabalho de Tradução referendado em Boaventura de S. Santos. Verificou-se que essas escolas foram majoritariamente guiadas pela economia política nacional. Ademais, quanto às práticas pedagógicas, constatou-se a presença do método intuitivo sobre diferentes propostas.

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Biografia do Autor

Aline Lucchesi Schio, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul, Brasil

Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPGMAT) pela Universidade de Caxias do Sul (2020) com bolsa da Capes. Atualmente é doutoranda, também no PPGMAT com bolsa da CNPq. 

Cleber Schaefer Barbaresco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Brasil

Mestre pelo programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Doutorando do programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis, membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática de Santa Catarina (GHEMAT/SC) e do Grupo Associado de Estudos e Pesquisa sobre História da Educação Matemática.

Felipe Figueiró Klovan, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul, Brasil

Mestrado em História Social do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011-2014). Atualmente é Professor EBTT (Educação Básica, Técnica e Tecnológica) do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) - Câmpus Caxias do Sul.

Fernanda Ferreyro Monticelli, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul, Brasil

Doutorado na UFES, na linha de pesquisa: Diversidades e Práticas Educacionais Inclusivas. Membro do Grupo de Estudo Sobre Autismo (GESA), do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Educação Especial (NEESP), do Centro de Educação da UFES, cujo interesse de estudo centra-se na prática pedagógica dirigida às crianças, adolescentes e jovens com autismo. 

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

LUCCHESI SCHIO, Aline; SCHAEFER BARBARESCO, Cleber; FIGUEIRÓ KLOVAN, Felipe; FERREYRO MONTICELLI, Fernanda. Escola de Aprendizes Artífices: uma análise das práticas pedagógicas ao longo da Primeira República. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023009, 2023. DOI: 10.20888/ridphe_r.v9i00.17453. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17453. Acesso em: 27 abr. 2024.