A Expografia de Janete Costa: Artesanato e Arte Popular
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.17515Palavras-chave:
Expografia, Patrimônio, Arte Popular, Janete CostaResumo
Em seu trabalho em prol da valorização da arte popular e do artesanato, Janete Costa (1932-2008) utilizou as áreas de arquitetura de interiores, design de objetos, restauração e conservação de bens históricos e expografia como plataformas para a causa. Além de especificar objetos artesanais em seus projetos e orientar artesãos para melhor inseri-los no mercado, a arquiteta promoveu exposições para divulgar estes trabalhos e educar o público. Desde a década de 1980, Janete Costa passou a atuar como curadora e produtora, sendo responsável pela expografia de inúmeras mostras. Se sua obra em interiores só recentemente tem recebido a devida atenção da academia, inexistem estudos sobre o seu trabalho expográfico. A partir de um levantamento de todas suas exposições, este trabalho visa explorar o universo expográfico de Janete, particularmente em relação à arte popular e artesanato. Serão analisadas com mais detalhe três expografias – nas exposições Que Chita Bacana (2005), Uma Vida (2007) e Nordeste: Territórios Plurais, Culturais e Direitos Coletivos (2008) – em relação às decisões projetuais e de tratamento expográfico, os percursos eleitos, a relação com os edifícios que sediaram estas exposições, os projetos de suportes, vitrines e septos, e os efeitos de iluminação, assim como as relações com seus projetos de interiores.
Downloads
Referências
ABREU, Bebel. Expografia brasileira contemporânea: O Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga. 2014, Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
Arquitetura transitória usa espaço para recontar a história, emocionar o público e fazer política. Projeto Design n.212, São Paulo, setembro de 1997, p. 78-85, 1997.
BATISTA, Marta Rossetti. Mário de Andrade - Introdução. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, n. 30, p. 7-23, 2002.
BELCHER, Michael. Organización y diseño de exposiciones: su relación con el museo. Madrid: Ediciones TREA, 1997.
BRAYNER, Vânia. Uma gota de sangue no Museu do Homem do Nordeste. In: GOMES, Mário Hélio; BARRIO, Angel; MOTTA, Antônio (Org). Inovação Cultural, Patrimônio e Educação. Recife: Massangana, 2010, p. 313-327.
CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu – a ótica museológica de Mário de Andrade. Cadernos de Sociomuseologia, n. 13. 1999. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/ cadernosociomuseologia/issue/view/30>. Acesso em: 18 set. 2020
COSTA, Janete. Uma questão de brasilidade: Entrevista concedida a Éride Moura. AU: Arquitetura e Urbanismo, n.163, Outubro, 2007. Disponível em: <http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/163/entrevista-janete-costa-fala-de-brasilidade-e-de-cultura-63519-1.asp>. Acesso em: 10 jun. 2020.
GÁTI, Andrea Halasz. Arte e artesanato na arquitetura de interiores moderna de Janete Costa. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
GONÇALVES, Lisbeth R. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no Século XX. São Paulo: Universidade de São Paulo/FAPESP, 2004.
GUIMARAENS, Cêça; COUTO, Sylvia. Musas do patrimônio moderno e contemporâneo: Lina, Gisela e Janete. In: SEGRE et al (org). Arquitetura+arte+cidade: um debate internacional. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2010, p.153-163.
GUIMARAENS, Cêça. Modernização em museus - Museu Histórico Nacional e Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, Brasil). Tese (Doutorado em Museologia) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2011.
JANETE Costa para sempre. Direção: Patrícia Marinho. Revista SIM. 2017. 29 min 19 seg. Disponível em: <http://revistasim.ne10.uol.com.br/2017/06/janete-costa-para-sempre/>. Acesso em: 24 jun. 2017.
JANETE Costa: o olhar com as mãos. Direção: Francisco Baccaro. Fotografia: Mariano Pikman. Cabra Quente Filmes: Recife, 2009. 16 min 21 seg. Disponível em: <http://revistasim.ne10.uol.com.br/2017/06/janete-costa-o-olhar-com-as-maos/>. Acesso em: 24 jun. 2017.
JANETE Costa, a busca do objeto. Direção: Celso Brandão. Fotografia: Celso Brandão. Estrela do Norte: Recife e Olinda, 2008. 13 min 41 seg. Disponível em: <http://revistasim.ne10.uol.com.br/2017/06/janete-costa-busca-do-objeto/>. Acesso em: 24 jun. 2017.
KLOTZEL, Ruth. Sobre Que Chita Bacana.doc. 2005. Disponibilizado por Borsoi Arquitetura Ltda.
MONTANER, Josep Maria. Museu contemporâneo, lugar e discurso. Revista Projeto, São Paulo, n.144, p.34-41, 1991.
MOREIRA, Fernando, GATI, Andrea, CARVALHO, Gisele, OLIVEIRA, Veronice. O desafio da conservação dos acervos particulares de arquitetos modernos: o caso do inventário Janete Costa. In Revista CPC, São Paulo, n. 20, p.137–158, 2015.
SANTOS, Mário. Janete Costa – Um Olhar. In: Janete Costa – Um Olhar. Niteroi: Museu Janete Costa de Arte Popular, 2012. catálogo exposição. p.15-18
UMA vida: coleção Janete Costa e Acácio Borsoi. Direção: Francisco Baccaro. Fotografia: Francisco Baccaro. Recife, 2008. 33 min 52 seg. Disponível em: <http://revistasim.ne10.uol.com.br/2017/06/uma-vida-colecao-janete-costa-e-acacio-borsoi/>. Acesso em: 24 jun. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/