Organização e disseminação de memórias escolares: uma reflexão sobre a contribuição das bibliotecas para a formação humana integral nos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.18402Palavras-chave:
Bibliotecas escolares, Educação Profissional e Tecnológica, politecnia, memória escolar, patrimônio escolarResumo
Objetivou-se com esse trabalho, realizar uma reflexão sobre a contribuição das bibliotecas escolares para a formação humana integral dos discentes dos Institutos Federais de Educação, considerando a tríade pesquisa, cultura e trabalho como elementos fundantes. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre formação integral no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, bibliotecas escolares e memórias. Desta forma, pôde-se discutir se e como a organização e a disseminação de memórias escolares podem contribuir para formar discentes mais críticos, emancipados e transformadores de si mesmos e da realidade a que pertencem, e o potencial da biblioteca escolar para criar lugares para essas memórias que sejam espaços não formais de educação a serem utilizados por atividades científicas e culturais através de projetos de ensino, pesquisa e extensão.
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