Atividade de formação em espaço de aprendizagem da docência

o Clube de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16028

Palavras-chave:

Teoria da Atividade, Atividade pedagógica, Formação de professor

Resumo

No presente artigo expomos uma proposta de formação de professores em espaços criados para o desenvolvimento de um modo de aprendizagem sobre a atividade docente, a partir da vivência de situações em que o futuro professor experiencia a atividade pedagógica à semelhança do que realizará, profissionalmente. Nos experimentos formativos, denominados de Clube de Matemática e Oficina pedagógica de Matemática, o pressuposto, referenciado na Teoria da Atividade, é que, ao se conceber, desenvolver e avaliar a atividade pedagógica, se coloca em movimento o processo de significação da docência. Essa perspectiva tem orientado o desenvolvimento de projetos educativos em conformidade com atividades de pesquisa, ensino e extensão.

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Biografia do Autor

Manoel Oriosvaldo de Moura, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2005). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992) e Professor associado da Universidade de São Paulo (2000).

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

MOURA, M. O. de . Atividade de formação em espaço de aprendizagem da docência: o Clube de Matemática. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021026, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.16028. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16028. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO