LEONTIEV, Alexei N. Atividade, Consciência, Personalidade. Tradução de Priscila
Marques. Bauru, São Paulo: Mireveja, 2021. 252p.
LOPES, Anemari R. L. Vieira (Organizadora). Clube de Matemática: vivências nos anos
iniciais do ensino fundamental. Curitiba: CRV, 2018. 132p.
MORAES, Silvia. P. G. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em matemática:
contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade
de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MOURA, Manoel O. de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, A. D.;
CARVALHO, A. M. P. (Orgs.). Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e
Média. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MOURA, Manoel O. A educação escolar: uma atividade? In: Souza, N. M. M. (Org.)
Formação continuada e as dimensões do currículo. Campo Grande, MS: Editora UFMS,
2013.
MOURA, Manoel O. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, 2,
n.12, p. 29-43, 1996.
MOURA, Manoel O. de. (Org.). O estágio na formação compartilhada do professor:
retratos de uma experiência. São Paulo: Feusp, 1999.
MOURA, Manoel O. de. et al. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e
aprendizagem. In: MOURA, M. O. de (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria
histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017.
MOURA, Manoel O.; ARAUJO, Elaine S. A atividade orientadora de ensino como mediação.
In: BEATÓN, G. A. et al. (Org.). Temas escolhidos na psicologia histórico-cultural
interfaces Brasil – Cuba. Maringá, PR: Eduem - Editora da UEM, 2018.
MOURA, Manoel O.; ARAUJO, Elaine E.; SERRÃO, Maria Isabel. Atividade Orientadora
de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 411-430, 2018. DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19817.
MOURA, Manoel O. de. O educador matemático na coletividade de formação: uma
experiência com a escola pública. 2000. 131f. Tese (Livre-Docência em Metodologia do
Ensino de Matemática) - FEUSP, São Paulo.
MUNHOZ, Ana Paula G.; MOURA, Manoel O. de. Ações formadoras em atividade de
formação contínua com professores que ensinam matemática nos anos iniciais da
escolarização: uma iniciativa na perspectiva da teoria histórico-cultural. Revista Paranaense
de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, v. 8, n. 15, p. 62-88, jan./jun. 2019. DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.62-88.
NÓVOA, Antônio N. Formação de professores e profissão docente. ln: NÓVOA, A. N (Org.).
Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. 158p.
PIMENTA, Selma G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In:
PIMENTA, Selma G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo. Cortez,
1999.