Efeitos histopatológicos e moleculares da associação entre quimioterapia com 5-Fluorouracil e suplementação com probiótico no tratamento de tumores colorretais quimicamente induzidos
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Câncer colorretal
Alimento funcional
Quimioterapia.

How to Cite

LEITE, Stéphanie Kussik de Almeida; FAVARO, Wagner Jose; GENARO, Sandra Cristina; REIS, Sabrina Karen; SOCCA, Eduardo Augusto Rabelo. Efeitos histopatológicos e moleculares da associação entre quimioterapia com 5-Fluorouracil e suplementação com probiótico no tratamento de tumores colorretais quimicamente induzidos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181257. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1257. Acesso em: 21 jul. 2024.

Abstract

O presente estudo descreve os efeitos histopatológicos da quimioterapia com 5-Fluorouracil associada à suplementação probiótica no tratamento do câncer colorretal (CCR) induzido quimicamente em ratos, bem como os efeito dessa associação terapêutica na via de sinalização envolvendo PTEN e PI3K. Os resultados demonstraram que a indução do CCR com DMH foi efetiva e levou à ocorrência de lesões neoplásicas como adenocarcinoma e carcinoma in situ em 60% e 40% dos animais do grupo DMH, respectivamente. O tratamento isolado com 5-FU promoveu redução da agressividade das lesões neoplásicas. Interessantemente, o tratamento isolado com probiótico inibiu a progressão tumoral em 40% dos animais. Os outros 60% apresentaram carcinoma in situ e adenocarcinoma. O tratamento combinado com probiótico e 5-FU foi mais efetivo em reduzir a progressão e a agressividade das lesões neoplásicas. Ainda, intensas imunorreatividades para PTEN foram verificadas nos animais que receberam tratamento simultâneo com probiótico e 5-FU em relação aos tratamentos isolados. Em contraste, as imunorreatividades para PI3K foram intensas nos animais do grupo DMH. Considerando os dados em conjunto, a associação entre probiótico e quimioterapia pode constituir uma alternativa terterapêutica promissora para o CCR, uma vez que a resposta antitumoral foi efetiva com essa associação através da modulação da via de sinalização envolvendo PTEN e PI3K.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181257
PDF (Português (Brasil))

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.