Efeitos do óxido de grafeno como plataforma de liberação de doxorrubicina e RNA de interferência (siRNA) no tratamento do câncer de bexiga não-músculo invasivo
PDF

Palavras-chave

Câncer de bexiga
Nanotecnologia
Óxido de grafeno
siRNA.

Como Citar

JUNIOR, Paulo Sergio dos Reis; FAVARO, Wagner Jose; BÖCKELMANN, Petra Karla; SOUZA, Joel Gonçalves de; CABALLERO, Nelson Eduardo Durán. Efeitos do óxido de grafeno como plataforma de liberação de doxorrubicina e RNA de interferência (siRNA) no tratamento do câncer de bexiga não-músculo invasivo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181124. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1124. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O tratamento do câncer de bexiga não-músculo invasivo baseia-se no tratamento cirúrgico, seguido da imunoterapia intravesical com BCG, a qual está associada a efeitos colaterais e possui altas taxas de recidiva. Neste contexto, outros tratamentos são promissores, principalmente aqueles baseados no uso de sistemas de liberação de fármacos, como nanopartículas, para aumentar eficiência a internalização do fármaco.
No presente estudo descreve os efeitos antitumorais da doxorrubicina(DOXO) livre e/ ou carreada pelo óxido de grafeno, do siRNA(RNA de interferência para VEGF) complexado com OG-PEG-PEI e, por fim, a associação destes no tratamento do CBNMI induzido quimicamente em ratos. Nossos resultados demonstraram o tratamento com DOXO é ineficiente pela via intravesical. Os animais que receberam somente o tratamentol com as partículas isoladas evoluíram com 100% de malignidade mostrando que elas sozinhas não influenciam no desfecho. Ambos tratamentos com DOXO(OG-DOXO) ou siRNA(OG-PEG-PEI/siRNA) incorporados ao OG promoveram inibição da progressão tumoral em 20% dos animais. A associação entre OG-DOXO e OG-PEG-PEI/siRNA foi efetivo e promoveu a redução da progressão tumoral em 60% dos animais. Assim, o Óxido de Grafeno produzido pelo presente estudo apresentou como pontos positivos a eficácia comprovada da incorporação de fármacos com ação antitumoral e grande potencial para aplicação intravesical em tumores de bexiga urinária, uma vez que reduziu significativamente essas lesões.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181124
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.