Tratamento crônico com extrato hidroalcoólico de Equisetum giganteum não causa efeitos tóxicos em ratas ovariectomizadas
PDF

Palavras-chave

Equisetum giganteum
Ovariectomia
Osteoporose pós-menopausa.

Como Citar

CAIN, Bruna Bighetto; CAMILLI, Jose Angelo; MARTINS, Catharina Nucci; CAMILLI, Júlia Constantino; FÁVARO, Wagner José. Tratamento crônico com extrato hidroalcoólico de Equisetum giganteum não causa efeitos tóxicos em ratas ovariectomizadas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018221. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/221. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A osteoporose é um problema de saúde mundial relacionado ao envelhecimento da população, e muitas vezes é subdiagnosticada e subtratada. Está relacionada à morbidade, mortalidade e comprometimento substancial da qualidade de vida. Caracterizada pela perda progressiva da massa óssea, a osteoporose causa fragilidade do esqueleto e, consequentemente, eleva o risco de fraturas. As terapias atuais são insuficientes devido a diversos efeitos colaterais ou eficácia limitada. Os produtos naturais têm sido reconhecidos como fármacos efetivos para uma grande variedade de indicações terapêuticas. A planta medicinal Equisetum giganteum vem sendo usada empiricamente no Brasil a muito tempo para consolidação de fraturas, porém, a literatura carece de estudos científicos que comprovem esta atividade e sua segurança em tratamento crônico. O presente estudo pretende contribuir para o esclarecimento da eficácia e segurança do tratamento crônico com a planta medicinal Equisetum giganteum em ratas ovariectomizadas, por meio de um desenho experimental pré-clínico que investiga aspectos morfológicos e toxicológicos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018221
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.