Efeitos do uso do scaffold de óxido de grafeno contendo células mesenquimais estromais adiposas no reparo de lesões urológicas
PDF

Palavras-chave

Biocompatibilidade
Células-tronco mesenquimais
Óxido de grafeno
Estenose uretral.

Como Citar

BERNARDI, Leandro das Neves; FAVARO, Wagner Jose; SENATORE, Marcela Andrea Durán Haun; LUZO, Ângela Cristina Malheiros; CABALLERO, Nelson Eduardo Duran. Efeitos do uso do scaffold de óxido de grafeno contendo células mesenquimais estromais adiposas no reparo de lesões urológicas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018802. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/802. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo descreve os efeitos de um scaffold produzido a partir de óxido de grafeno conjugado ao PEG (6ARM PEG amine (dipentaerythritol) HCl), polímero policaprolactona (PCL) (GO/PEG/PCL), contendo células estromais mesenquimais adiposas (AMSCs) no tratamento da lesão traumática da bexiga urinária de ratos da linhagem Fischer 344, visando a possível aplicação desse scaffold no tratamento da estenose uretral. Os resultados demonstraram que o scaffold (GO/PEG/PCL) desenvolvido mostrou ter as características necessárias para a utilização cirúrgica, já que no teste de viabilidade celular, as AMSCs apresentaram crescimento semelhante ao controle. Nos ensaios in vivo para o reparo da lesão traumática da bexiga urinária, os resultados demonstraram que os animais submetidos ao implante com scaffolds com 8 e 16 semanas apresentaram a melhor recuperação arquitetral da bexiga urinária em relação aos demais grupos experimentais, assemelhando-se à morfologia da bexiga urinária dos animais do grupo Controle. Assim, considerando os dados em conjunto, o presente estudo é pioneiro em utilizar scaffold de óxido de grafeno contendo células estromais mesenquimais adiposas para o tratamento de lesões urológicas traumáticas, mostrando o grande potencial deste novo produto para o tratamento da estenose uretral.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018802
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.