Nova perspectiva terapêutica para o câncer de bexiga não-músculo invasivo
PDF

Palavras-chave

Câncer de bexiga
Carreador lipídico nanoestruturado
Nanotecnologia.

Como Citar

FERREIRA, Luiz Affonso B. de O.; FAVARO, Wagner Jose; SOUZA, Joel Gonçalves de; BÖCKELMANN, Petra Karla; DURÁN, Nelson. Nova perspectiva terapêutica para o câncer de bexiga não-músculo invasivo: uso do carreador lipídico nanoestruturado à base de lipídeos vegetais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018928. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/928. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O câncer de bexiga urinária é a segunda doença maligna mais comum do trato urinário, e uma das neoplasias com maiores custos para o Sistema Único de Saúde. O tratamento primário do câncer de bexiga não músculo invasivo (CBNMI) é cirúrgico por ressecção transuretral, seguido da imunoterapia intravesical com Bacillus Calmette-Guérin (BCG), para diminuição da recidiva e prevenção da progressão tumoral. A utilização do BCG está associada à efeitos colaterais de intensidades variadas o que contribui para a interrupção do tratamento e apresenta um índice de recorrência pós-tratamento de até 30%. O presente estudo descreve os efeitos antitumorais de uma tecnologia baseada no uso de carreador lipídico nanoestruturado (CLN) à base de lipídeos vegetais (urumuru e cupuaçu), e seu uso como carreador de fármacos antitumorais (Doxorrubicina) para o tratamento intravesical do CBNMI quimicamente induzido em ratos. Os resultados demonstraram que animais tratados apenas com Doxorrubicina (DOXO) apresentaram 20% de inibição da progressão tumoral. Já os tratados com intravesical com CLN apresentaram 100% de lesões malignas, as partículas livres de fármaco não causaram qualquer influência ao tratamento e à regressão tumoral. O uso de DOXO incorporada ao CLN foi efetivo reduzindo a progressão tumoral em 60% dos animais. O CLN produzido apresentou a eficácia comprovada da incorporação de fármacos com ação antitumoral e grande potencial para aplicação intravesical em tumores de bexiga urinária

https://doi.org/10.20396/revpibic262018928
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.