Sistema de nado semi-atado para mensuração de força, velocidade e potência
PDF

Palavras-chave

Nado semi-atado
Nadadores
Potência
Performance.

Como Citar

POLETTI, Julia; GOBATTO, Claudio Alexandre; SCARIOT, Pedro Paulo Menezes; GOBATTO, Fulvia de Barros Manchado. Sistema de nado semi-atado para mensuração de força, velocidade e potência: associações com performance em nado livre. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018720. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/720. Acesso em: 7 set. 2024.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar as associações entre força, velocidade e potência obtidos por um sistema de nado semi-atado com a performance em nado livre. Para isso, 6 nadadores com idade entre 14 a 20 anos, participaram do estudo. Durante os testes, um cabo elástico foi atado à cintura dos nadadores, os quais realizaram um esforço máximo (all-out), em nado estilo crawl. Os atletas também realizaram um esforço máximo em nado livre (50m). Em nosso sistema, o cabo elástico foi conectado a uma célula de carga, a qual por sua vez, foi fixada no azulejo da parede da piscina por meio de uma ventosa de sucção. A força de nado foi quantificada pela célula de carga utilizando-se um sistema para amplificação, modulação e processamento dos sinais em frequência de 1000Hz. A correlação de Pearson foi empregada para testar as possíveis associações, e o nível de significância foi de P<0,05. Significantes correlações entre força média (r=-0,86) e potência média (r=-0,87) com as performances de 50m em nado livre foram observadas. A velocidade média (r=-0,66), contudo, não foi significativamente correlacionada com a performance em nado livre. Levando em consideração as fortes associações entre força, velocidade e potência de nado com a performance em nado livre, acreditamos que o sistema de nado semi-atado pode ser uma interessante ferramenta avaliativa para a predição da performance de nadadores.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018720
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.