Influência das aptidões física aeróbia e anaeróbia, e da pré-ativação muscular sobre o aproveitamento de arremessos de dois pontos no basquetebol em situação de indução à fadiga
PDF

Palavras-chave

Basquetebol
Desempenho
Salto vertical.

Como Citar

GIOMETTI, Caio Boer; GOBATTO, Claudio Alexandre; SOUSA, Filipe de Barros; GOBATTO, Fulvia Machado. Influência das aptidões física aeróbia e anaeróbia, e da pré-ativação muscular sobre o aproveitamento de arremessos de dois pontos no basquetebol em situação de indução à fadiga. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018247. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/247. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo foi dividido em dois experimentos, onde no primeiro foram avaliados 13 atletas do basquetebol (16 a 18 anos) com objetivo de verificar a influência da aptidão física aeróbia e anaerobia sobre o aproveitamento de arremessos de dois pontos no basquetebol. Nesse experimento, concluímos que a aptidão física anaeróbia tem mais influência na porcentagem de acertos de arremessos. No segundo experimento foram avaliados 10 participantes (basquetebolistas de mesma faixa etária), com a finalidade de investigar a influência da pré ativação muscular sobre a potência de corrida e o aproveitamento de dois pontos no basquetebol e concluímos que a pré ativação muscular não influencia a porcentagem de acertos de arremessos, todavia, proporciona aumento na potência de corrida.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018247
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.