Protocolo do lactato mínimo adaptado à especificidade do futsal
PDF

Palavras-chave

Futsal
Especificidade
Capacidade aeróbia
Lactato mínimo.

Como Citar

CRUZ, João Pedro da; GOBATTO, Fulvia de Barros Manchado; MESSIAS, Leonardo Henrique Dalcheco; CETEIN, Rafael Lucas; RASTEIRO, Felipe Marroni; GOBATTO, Cláudio Alexandre. Protocolo do lactato mínimo adaptado à especificidade do futsal: uma nova proposta. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018676. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/676. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo do presente projeto foi ampliar a especificidade do protocolo do Teste de Lactato Mínimo (TLM) ao futsal. Foram avaliados salonistas jovens (entre 17 e 25 anos) saudáveis, ativos, de nível universitário. Quatorze salonistas (Homens n=7; Mulheres n=7) foram submetidos a quatro sessões de avaliação. Na primeira, os participantes realizaram avaliações de caracterização (antropometria, hematócrito, somatotipo). De forma randomizada, o TLM foi conduzido em três subsequentes sessões (intervalo de 24-48 horas). A nova proposta (TLM NP) foi conduzida em duplicata, considerando três distintas fases: 1) aplicação do Illinois Agility Test (IAT) como indutor a hiperlactacidemia; 2) recuperação passiva de 8 minutos; 3) protocolo incremental em exercício vai-e-vem com distâncias comumente percorridas em esforços de alta intensidade por atletas (i.e. 13 metros). Para validação do TLM NP, comparamos a adequação do TLM ao futsal, sendo esse similar a nova proposta, a exceção da indução a hiperlactacidemia induzida pelo Running Anaerobic Sprint Test e as distâncias no protocolo incremental (i.e. 20 metros). Intensidade de lactato mínimo (iLacMin) foi considerada para comparação entre os protocolos e análise de reprodutibilidade. Baseado nos resultados apresentados, concluímos que a proposta original e TLM NP aqui proposto revertem distintas iLacMin. Contudo, esse parâmetro apresenta reprodutibilidade e ecologicamente respeita de maneira mais apropriada as demandas do futsal.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018676
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.