Correlações entre parâmetros mecânicos de nado máximo semi-atado com os obtidos no modelo de velocidade crítica em nadadores de nível regional
PDF

Palavras-chave

Nado semi-atado
Velocidade crítica
Performance

Como Citar

POLETTI, Julia; GOBATTO, Claudio; SCARIOT, Pedro; VENDRAMINI, Maria; MANCHADO-GOBATTO, Fúlvia. Correlações entre parâmetros mecânicos de nado máximo semi-atado com os obtidos no modelo de velocidade crítica em nadadores de nível regional. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192192. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2192. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar se há correlação entre as variáveis obtidas em um esforço máximo em nado semi-atado, como a força máxima (Fmax) e média (Fmed), velocidade máxima (Vmax) e média (Vmed), potência máxima (Pmáx) e média (Pmed), impulso (I), trabalho (T) e distância máxima (DistMax) com os valores de velocidade crítica (Vcrit) e capacidade de nado anaeróbio (CNA). Para isso, participaram do estudo12 nadadores com idades entre 14 e 18 anos. Durante o nado semi-atado, um cabo elástico foi preso à cintura dos nadadores, os quais realizaram um esforço máximo, até que o cabo elástico não mais sofresse distensão (V=0m/s, tempo médio 10,7s). Nosso sistema foi composto por uma ventosa fixante da célula de carga à borda da piscina e uma fonte de extensometria interligada a software de aquisição digital (1000Hz). A partir da calibração da célula de carga e determinação da constante elástica do cabo, a potência mecânica foi obtida pelo produto da força e velocidade. Posteriormente, os atletas realizaram esforços máximos em nado livre em dias diferentes (distâncias aleatórias de 100, 200, 300 e 400m), para a obtenção da Vcrit e CNA. Foi utilizado teste de correlação produto-momento entre os parâmetros de interesse e o nível de significância foi prefixado para P<0,05. As significativas correlações entre parâmetros mecânicos com a VC e CNA sugerem requisitos similares das aptidões aeróbia e anaeróbia, curiosamente em tarefa de características anaeróbia alática.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192192
PDF

Referências

PAPOTI M, DA SILVA AS, KALVA-FILHO CA, ARAUJO GG, SANTIAGO V, MARTINS LB, CUNHA SA, GOBATTO CA. Tethered Swimming for the Evaluation and Prescription of Resistance Training in Young Swimmers. Int J Sports Med, v.38, p.125-133, 2017.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.