Desenvolvimento de metodologia para obtenção de imagem do contorno de fustes irregulares
PDF

Palavras-chave

Ensaios não destrutivos
Inspeção de árvores
Ultrassom.

Como Citar

RODRIGUES JUNIOR, Sergio Silva; GONCALVES, Raquel; PALMA, Stella Stopa Assis; ZILLER, Danilo Profeta. Desenvolvimento de metodologia para obtenção de imagem do contorno de fustes irregulares. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181248. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1248. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Por se tratar de seres vivos, as árvores podem apresentar irregularidades e ou anormalias, além de serem passíveis de ataques biológicos, que podem levar a sua deterioração e, consequentemente, a redução de sua rigidez, podendo resultar em queda. Para evitar a ocorrência de eventuais acidentes ou a supressão desnecessária de um exemplar arbóreo, são necessários o conhecimento e o domínio de técnicas de inspeção que possam revelar, com suficiente grau de confiança, a real situação da mesma, sem que para isso seja necessário utilizar processos invasivos que possam prejudica-la durante a avaliação. Uma forma de solucionar essa questão é o uso de técnicas não destrutivas.
No entanto, um dos desafios na aplicação dessa técnica é a inspeção de árvores que apresentam fuste muito irregular, dificultando a precisão na obtenção das coordenadas dos pontos de medição e, assim, influenciando a geração da imagem representativa da condição interna do fuste. Assim esse projeto teve, como objetivo, propor e validar metodologia para obtenção de contornos de árvores de fustes irregulares e foi realizado com apoio e acompanhamento de aluno de gradução, cujo projeto de Final de Curso envolvia esse desafio.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181248
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.