Interferências da direção de medição e da relação entre perímetro e número de pontos da malha na imagem gerada por tomografia ultrassônica
PDF

Palavras-chave

Velocidade de propagação de ondas
Inspeção em árvores
Ultrassom

Como Citar

SILVA, Ruan da; GONÇALVES, Raquel; PALMA, Stella. Interferências da direção de medição e da relação entre perímetro e número de pontos da malha na imagem gerada por tomografia ultrassônica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192657. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2657. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A tomografia ultrassônica requer equipamentos específicos, importados e de preços muito elevados, inviabilizando seu uso pela maioria das prefeituras. O grupo de pesquisa da FEAGRI/Unicamp está trabalhando no desenvolvimento de metodologia simplificada, com o uso de equipamento de ultrassom convencional, desenvolvido em parceria com empresa de base tecnológica nascida na Unicamp, e imagens pós processadas, tornando o processo mais acessivel. Dois desafios ligados à malha de difração utilizada nas medições de campo são propostos para essa pesquisa. O primeiro relacionado com o número de pontos de medição, já que é esperado que o aumento desse número melhore a qualidade da imagem, mas também aumente muito o tempo para a inspeção. O segundo está relacionado com a repetição da medição em duas direções. Assim, o objetivo desse projeto é determinar a relação ótima do número de pontos de medição em função do perímetro do fuste e avaliar a necessidade de realizar a medição em dois sentidos em uma mesma rota.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192657
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.