Caracterização do lenho de fuste, galhos e raízes de espécies utilizadas na arborização urbana
PDF

Palavras-chave

Ultrassom
Resistência
Rigidez.

Como Citar

JÚNIOR, Celso Dagmar Milaneto; PEDROSO, Cinthya Bertoldo; REIS, Mariana Nagle dos; GONÇALVES, Raquel. Caracterização do lenho de fuste, galhos e raízes de espécies utilizadas na arborização urbana. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018306. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/306. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Os esforços provocados nas árvores, assim como a inserção desses seres vivos em locais que prejudiquem seu bom desenvolvimento, tornam as espécies urbanas susceptíveis a queda de parte de sua estrtutura ou de sua estrutura como um todo, apresentando riscos significativos à população e aos bens urbanos. Deste modo, o conhecimento das propriedades mecânicas da madeira, na condição de umidade na qual a árvore se encontra viva, é muito importante para permitir antecipar o comportamento das árvores frente a solicitação de esforços a que estão submetidas. O objetivo da pesquisa foi caracterizar parâmetros acústicos e mecânicos da madeira de galhos, de tronco e de raízes de espécies da arborização urbana; e comparar os resultados destes parâmetros nas diferentes partes que compõem a árvore. Os resultados mostraram que apenas a velocidade radial apresentou valores distintos para as raíses, galhos e tronco.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018306
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.