Metodologia de obtenção de coeficientes de arrasto para folhosas utilizadas na arborização urbana
PDF

Palavras-chave

Biomecânica
Coeficiente de arrasto
Velocidade do vento.

Como Citar

RUHE, Hendricus Antonio Zapatel; GONCALVES, Raquel; LINHARES, Camila Stephanie Fernandes. Metodologia de obtenção de coeficientes de arrasto para folhosas utilizadas na arborização urbana. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018594. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/594. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Cargas de vento são essenciais em análises de risco de queda de árvores, por ser considerada a carga que mais provoca falha mecânica. No entanto, análises de fatores relacionados à ação de ventos em árvores são complexas e, por isso, pouco exploradas. As informações disponíveis se concentram na literatura internacional, cujo foco têm sido espécies de coníferas de alto valor comercial em seus países de origem. Um dos fatores mais importantes para a aplicação de conceitos de cargas de vento em estruturas é coeficiente de arrasto O objetivo desse estudo de iniciação científica foi aumentar o conhecimento a respeito de coeficientes de arrasto para árvores urbanas, o que inclui a análise de metodologia aplicável nas condições de árvores urbanas utilizando características de algumas espécies folhosas mais usuais no Estado de São Paulo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018594
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.