Modelagem aplicada a biomecânica de árvores
PDF

Palavras-chave

Análise de risco de queda
Arborização urbana
Modelo 3D de árvore.

Como Citar

MORAES, Douglas Pereira; GONCALVES, Raquel; RUY, Mônica; VICENTE, William Martins. Modelagem aplicada a biomecânica de árvores. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018361. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/361. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A análise de risco de queda de árvores é, atualmente, tema de grande interesse. Essa análise envolve conhecimentos multidisciplinares, dentre eles de biologia e de engenharia. Através do estudo da biomecânica, pode-se aliar aspectos biológicos - características de crescimento, anatomia das árvores e ataques de agentes biodeteriadores - ao comportamento estrutural desses indivíduos, que crescem em busca do equilibrio. De acordo com princípios da engenharia, a análise de uma estrutura deve levar em conta três aspectos fundamentais: as propriedades do material, a geometria da estrutura e as cargas atuantes. Assim, a presente pesquisa de Iniciação Científica teve como objetivo propor e testar modelo estrutural, através de programa computacional, que represente, de forma simplificada, o esquema estático de uma árvore, considerando também as ações que atuam sobre ela. Foi desenvolvido um modelo 3D através do método de elementos finitos. Dados médios de diâmetros, de altura e de angulação entre as ramificações de árvores foram utilizados para a determinação da geometria e do carregamento (peso próprio) atuante no modelo. Para simular o comportamento mais próximo do real, foram utilizadas as propriedades mecânicas da madeira saturada, obtidas em outras pesquisas do LabEND, adotando-se a consideração de ortotropia do material (9 constantes elásticas).

https://doi.org/10.20396/revpibic262018361
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.