Estudo do comportamento mecânico de árvores frente a presença de adaptações morfológicas
PDF

Palavras-chave

Árvores urbanas
Mecanismos de compensação
Tigmomorfogênese

Como Citar

RUHE, Hendricus; GONCALVES, Raquel; RUY, Mônica. Estudo do comportamento mecânico de árvores frente a presença de adaptações morfológicas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192790. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2790. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A análise de risco de queda de árvores é, atualmente, tema de grande interesse. Essa análise envolve conhecimentos multidisciplinares, dentre eles de biologia e de engenharia. Para analisar risco de queda é necessário, primeiramente, entender os mecanismos que permitem o equilíbrio das árvores, para posteriormente vislumbrar a quebra deste equilíbrio em função de diferentes parâmetros tais como deteriorações, injurias, problemas de enraizamento etc. Desse modo, o objetivo desse projeto de Iniciação Científica foi caracterizar os mecanismos de compensação mais comuns em espécies utilizadas na arborização urbana do Estado de São Paulo e relacioná-los com mudanças do comportamento mecânico das árvores. Os resultados obtidos serão utilizados em modelo computacional que está sendo desenvolvido para simulação do comportamento estrutural de árvores.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192790
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.