Avaliação do equipamento "wood extractor" na determinação de densidade de árvores
PDF

Palavras-chave

Densidade
Ensaios não destrutivos
Arborização urbana.

Como Citar

LEITE, Rafaela Marina; PEDROSO, Cinthya Bertoldo; RUY, Mônica; GONÇALVES, Raquel; LORENSANI, Rafael Gustavo Mansini. Avaliação do equipamento "wood extractor" na determinação de densidade de árvores. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181174. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1174. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O conhecimento das propriedades da madeira é de extrema importância para o setor florestal e para o estudo da arborização urbana. Entre essas propriedades, a densidade se destaca por apresentar correlação com diversas outras propriedades do material. Ensaios não destrutivos são cada vez mais utilizados pelo setor florestal para determinação das propriedades da madeira sem a necessidade do corte da árvore. O trado de Pressler é um equipamento comumente utilizado na retirada de amostragem de árvores para a determinação de densidade. Em parceria com Universidades da Espanha, foi desenvolvido um dispositivo extrator de madeira, para ser acoplado a uma furadeira comercial, que gera amostragem, a partir de material coletado na árvore viva, capaz de ser utilizada na determinação da densidade do material. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a eficiência do WoodEx (Wood Extractor) na determinação da densidade de árvores. Para isso foram coletadas amostras provenientes de 6 espécies encontradas na arborização urbana utilizando Trado de Pressler e o WoodEx, que foram utilizadas para a determinação das densidades básicas médias de cada uma das espécies. Os resultados obtidos pela amostragem do WoodEx foram comparados aos resultados obtidos pela amostragem do trado. Embora os dados obtidos a partir do WoodEx tenham se apresentado numericamente menores do que os dados provenientes das amostras do Trado de Pressler, houve forte correlação entre as amostragens.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181174
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.