Resumo
No inverno de 1894, poucos anos antes de sua morte, o pintor holandês Willem Roelofs envia uma carta a seu amigo Henri Hymans, relatando uma viagem feita com seus filhos à Suíça. Nela, o pintor escreve: “Je dois vous avouer que j’ai trouvé ce pays de grandes montagnes superbe ! et que je ferais avec le plus grand plaisir un atre voyage analogue, mais je ne songerais jamais à peindre cette nature. Je crois positivement que la nature la plus faite pour être réproduite en peinture est le paysage modeste et qui parait ordinarement le plus insignifiant. Les tableaux des hautes montagnes et des grandes scènes comme ceux de la Suisse me plaisent médiocrement et aucune de ces peintures m’a laissé des souvenirs bien profonds. ” [Eu devo lhe confessar que achei soberbo aquele país de grandes montanhas e que faria com o maior prazer uma viagem análoga, mas não sonharia nunca em pintar aquela natureza. Eu creio positivamente que a natureza mais feita para ser reproduzida em pintura é a paisagem modesta e que parece ordinariamente a mais insignificante. Os quadros de altas montanhas e grandes cenas como os da Suíça me agradam mediocremente e nenhuma dessas pinturas me deixou lembranças bem profundas.]
Referências
DUMAS, F.G. Exposition Universelle de 1889 - Catalogue illustré des Beaux-Arts. Lille : L. Daniel, 1889.
BODT, Saskia de. Halvewerge Parijs: Willem Roelofs en de nederlandse schilderskolonie in Brussel 1840- 1890. Gent: Snoeck-Ducaju & Zoon, 1995.
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GRUYTER, Josiah De. De Haagse School, vol. 1.Roterdã: Lemniscat, 1968.
HETEREN, Marjan van; RIJDT, Robert-Jan te. Willem Roelofs, 1822-1897. De adem der natuur. Bussum: Thoth, 2006
JELTES, H. F. W. Willem Roelofs. Bijzonderheden betreffende zijn leven en zijn werk, met brieven en anderen bijlagen. Amsterdã: P. N. van Kampen, 1911.
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