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Inscrições

 

XVII ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE DA UNICAMP

 Sob Ataque: preservação e destruição de imagens na história da arte.

[evento presencial]

09 a 11 de outubro de 2023

EDITAL 2023

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O ano de 2023 começa no Brasil com um novo presidente eleito e uma invasão ao Palácio do Planalto por eleitores bolsonaristas contrários às eleições democráticas de 2022 que levou à depredação de diversas obras de arte sob posse do Estado brasileiro.

O ato de atacar obras de arte não é novidade na história, e os significados desses ataques não são os mesmos.

Durante o ano de 2022 não foram raras as manifestações de ativistas em protestos contra mudanças climáticas que envolveram ataques à obras de arte em grandes museus no mundo. Na National Gallery, os Girassóis de Van Gogh foram atingidos por tomate enlatado pelos ativistas do Just Stop Oil; no Museu Barberini, o grupo Letzte Generation joga purê de batata em Monet; na Galeria Nacional da Austrália, rabiscos nas latas de Campbell de Warhol são feitos por membros do Stop ​​​​​​​fossil fuel Subsidies; no Louvre, ativista climático atingiu a Monalisa de Da Vinci com uma torta.

Outros eventos, como os relacionados aos movimentos Black Lives Matter (Vidas Pretas Importam), de crítica ao legado da escravidão, levaram não apenas à derrubada de estátuas na Inglaterra, Bélgica e nos Estados Unidos, mas a processos de revisão e reflexão sobre o papel dessas obras na sociedade contemporânea; no Brasil, ainda no bojo dessa toada internacional, vimos incêndios e pichações em estátuas de bandeirantes ao longo de 2021.

Também se fez papel da crítica, nesse sentido e tempo, observar os processos de destruição e preservação de monumentos e obras em espaços de guerra, repressão e dominação — como no Oriente Médio nos últimos 40 anos ou durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), etc. — bem como questionar a continuidade ou extinção de peças de literatura e teatro, peças de arte que costumeiramente escapam às discussões comuns em torno da iconoclastia, ao mesmo tempo em que servem de exemplo da complexidade e matização das questões que envolvem os mecanismos de manutenção do sistema e do cânone artístico e cultural que informam e conformam nossa realidade compartilhada.

Em seu livro Iconoclasm, David Freedberg aponta que, quando falamos de iconoclastia, preservação e destruição são dois lados da mesma moeda. Isso porque, segundo Mirjam Brusius, objetos foram destruídos ao longo da história justamente porque "objetos vistos como valiosos por alguns, mas 'idólatras' para outros, por exemplo, às vezes foram destruídos precisamente porque eram considerados dignos de preservação por partes opostas".

Nesta XVII edição do EHA propomos, na esteira desses acontecimentos e dos estudos que os cercam, refletir sobre o ataque a imagens e seus significados na história da arte.

O XVII Encontro de História da Arte será realizado em parceria com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, que oferecerá atividades extras aos participantes, como visitas mediadas presenciais e virtuais à instituição.

Público-Alvo

O público-alvo do evento compreende profissionais ligados ao campo da História da Arte, História Cultural e do Patrimônio, Midialogia, Comunicação, Cinema, Cultura Visual e demais áreas afins, incluindo professores e alunos de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais de museus, arquivos, bibliotecas, serviços de patrimônio, centros culturais e outras instituições.

Salientamos que as comunicações não precisam necessariamente ser sobre o tema do evento. As propostas podem ser relacionadas a todas as questões da História da Arte.

Cronograma

Inscrições de propostas de comunicação

01/07/2023 a 09/07/2023

Divulgação dos trabalhos aprovados

 

07/08/2023

Divulgação da programação de palestras

28/08/2023

Pagamento da taxa de inscrição para aprovados

07/08/2023 a 14/08/2023

Início da inscrição de ouvintes

28/08/2023

Divulgação da programação provisória das mesas de comunicação  

28/08/2023

Divulgação da programação definitiva do evento

09/09/2023

Realização do evento

09/10/2022 a 11/10/2023

Pós EHA - Programação no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo - São Paulo

13/10/2023

Entrega do texto para publicação

 

31/01/2024     

 

Inscrições

É possível se inscrever no evento nas seguintes modalidades: apresentação de Comunicação ou Ouvinte.

É permitido o envio de até uma proposta de comunicação. Trabalhos em coautoria são permitidos desde que correspondam à efetiva participação das partes.

  1. Comunicações: os interessados em apresentar trabalho nas mesas de comunicação devem preencher o Formulário Google , a fim de serem avaliados pela comissão organizadora, observando o período de inscrição. Levar em consideração que, caso a proposta seja aceita, deve-se efetuar o pagamento, conforme Pagamento da inscrição a seguir, e apresentar o trabalho no evento segundo as Normas para Apresentação logo abaixo.

Para dinamizar as discussões entre os pesquisadores e organizar as comunicações do Encontro de História da Arte,  a submissão de trabalhos no XVII EHA acontecerá seguindo eixos temáticos norteadores dentro da temática maior do evento. No momento de submeter o seu trabalho, certifique-se de indicar um eixo, dentre os cinco disponíveis,  em que seu trabalho melhor se encaixa para a avaliação da comissão. Trabalhos sem indicação serão automaticamente publicados no Eixo V “De toda arte / Seção Aberta” dos anais.

Ressalta-se a não obrigatoriedade de que os trabalhos se encaixem em um dos 4 primeiros eixos, visto que o Eixo V abarca todas as outras propostas.

Eixo I — Arte e democracias em confronto:  Sobre os processos ligados ao estabelecimento de novas relações e disputas nos jogos democráticos e nas relações sociais; O aparecimento de novos atores e vozes em uma história da arte preocupada com o social; Estudos de caso, exemplos, e análises de obras de arte e eventos, etc.

Eixo II — Iconoclastia: passado-futuro:  A destruição de imagens ao longo da história da arte; Trânsitos, transformações e leituras da simbologia e dos significados da obra de arte; Questões de monumentalização e desmonumentalização das obras; Estudos de caso, exemplos, e análises de obras de arte e eventos, etc.

Eixo III — Usos e desusos da imagem: Questões de ocupação e utilização pública da memória; Questões de acervos, museografia e expografia; Novas necessidades das imagens em um mundo mais conectado à crítica;  Estudos de caso, exemplos, e análises de obras de arte e eventos, etc.

Eixo IV — Da teoria da arte: Sobre os aspectos teóricos que envolvem a preservação, destruição, manutenção e ressignificação de obras de arte; O pensar e fazer uma arte de todes; Artefatos e artifícios  da pesquisa em história da arte; Discussões de cunho ensaístico, filosófico e reflexivo. Questões sobre a ideologia de produção de uma obra de arte e sua semiótica.

Eixo V — De toda arte / Seção aberta: Todas e outras questões da história da arte.

- Listagem de Autores Aprovados (a partir de 07/08/2023)

  1. Ouvintes: Os interessados em assistir às mesas e conferências devem se inscrever pela plataforma Sympla, observando o período de inscrição. A inscrição para ouvintes é gratuita e conferirá certificado de participação a todos que tiverem ao menos 75% de participação no evento. A presença será contabilizada por meio de formulários para cada rodada de comunicações e mesas de conferencistas.

Pagamento da inscrição: O pagamento da inscrição para todos os interessados em comunicar ou apresentar pôster deve ser realizado exclusivamente via plataforma Sympla e somente após a divulgação dos trabalhos aprovados.

O valor a ser pago é de R$70,00 por autor, não por proposta. Ou seja, o valor a pagar por trabalhos em coautoria corresponde ao número de autores envolvidos. Sugerimos que o valor a ser pago por coautores seja realizado individualmente, a fim de que todos os nomes envolvidos estejam registrados.

Não é necessário confirmar o pagamento por e-mail, apenas preencher os dados pessoais na plataforma de pagamentos de acordo com os dados da inscrição.

Normas para Apresentações

  1. Comunicações: As apresentações serão realizadas presencialmente. Cada participante terá 15 minutos para a sua comunicação. Solicitamos que os participantes cheguem com pelo menos 10 minutos de antecedência ao início da mesa. Após a apresentação dos comunicadores haverá um debate dirigido pelo mediador.

Cada participante é responsável pelo seu arquivo de apresentação, que aconselhamos ser em formato .ppt ou .pdf. Considerando a edição virtual, todos os comunicadores deverão obrigatoriamente realizar um arquivo de apresentação com no mínimo uma página (capa/folha de rosto), contendo as seguintes informações de identificação: título da comunicação, autoria, titulação e instituição, orientação e agência de fomento (se houver), e-mail para contato.

Publicação nas Atas

As informações para publicação nas atas do Encontro devem ser acessadas em Submissões.

Considerações Finais

Os casos omissos no Edital serão resolvidos pela comissão, que comunicará os participantes com a devida antecedência.

Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail eha@unicamp.br.

Sobre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araújo (1940-2022), o museu é um espaço de história, memória e arte.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com mais de 9 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias, atividades educativas, além de uma ampla programação cultural.

http://www.museuafrobrasil.org.br/