Resumo
Na encomenda que recebe do bispo Dom Duarte Leopoldo e Silva (1867-1938), para a decoração da Igreja de Santa Cecília, localizada na cidade de São Paulo, o artista itanhaense Benedito Calixto de Jesus (1853-1927), amigo próximo de Dom Duarte, tem a oportunidade de lidar com a cor e a luz em um ambiente religioso revivalista, que resgata a arquitetura bizantina e românica ao mesmo tempo, criando um templo neorromânico em cruz latina, projetado pelo arquiteto e conde florentino Giulio Micheli. Ou seja, a nova Igreja de Santa Cecília construída a partir de 1894 rompe, ao mesmo tempo com a arquitetura colonial e com a taipa, técnica construtiva empregada até então em São Paulo, para impor uma nova linguagem arrojada diretamente importada da Europa e que passa a ser muito utilizada a partir do final do século XIX.
Referências
ASSIS, Monsenhor Victor Rodrigues de. Dom Duarte Leopoldo e Silva 1º Arcebispo de São Paulo. – Catanduva, SP: Edições Catanduva, 1967.
MORAES, Júlio Lucchesi. São Paulo Capital Artística: a cafeicultura e as artes na Belle Époque (1906-1922). – RJ: Beco do Azougue, 2013.
DANTAS, Arruda. Dom Duarte Leopoldo. SP: Pannartz, 1974.
SALMONI, Anita & DEBENEDETTI, Emma. Arquitetura Italiana em São Paulo. 2ªed. SP: Perspectiva, 2007.
TEIXEIRA, Milton. Benedito Calixto: Imortalidade. Santos, SP: Editora da UNICEB, 1982.
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Copyright (c) 2015 Karin Philippov