Resumo
Este trabalho apresenta a configuração e as possibilidades do Centro de Oportunidades, Novidades, Experiências, Criações e Tecnologias para a Aprendizagem Criativa - CONECTA, realizado em uma escola pública de educação profissional no interior do Estado da Bahia, por meio do delineamento das práticas desenvolvidas nesse espaço, da ideia que o constitui, das conexões estabelecidas para o seu funcionamento e da metodologia embasada em ações e reconhecimento, por meio de um processo avaliativo que vislumbra novas dinâmicas para as práticas educacionais locais.
Referências
ADALBERTO, E. M. L. Movimento makers e a aprendizagem criativa no ensino da matemática no fundamental I. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8040_3907_ID.pdf. Acesso em: 30 jul. 2019.
BORGES, K. S.; PERES, A.; CASTILHO, M. I.; FAGUNDES, L. C. Possibilidades e desafios de um espaço maker com objetivos educacionais. In: Revista Tecnologia Educacional. 2015. Disponível em: http://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2017/03/210.pdf#page=23. Acesso em: 12 jul. 2019.
COSTA, T. C. A. Uma abordagem construcionista da utilização dos computadores na educação. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Redes Sociais e Aprendizagem, 3, 2010, Recife. Anais. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Thais-Cristina-Alves- Costa.pdf. Acesso em: 30 jul. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALEMBECK, E.; SANTOS, V. G. Aprendizagem criativa e significativa como estratégias para trabalhar ciências com as crianças: investigar, criar, programar. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1750-1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.
GAVASSA, R. C. F. B.; MUNHOZ, G. B.; MELLO, L. F.; CAROLEI, P. Cultura Maker, Aprendizagem Investigativa por Desafios e Resolução de Problemas na SME-SP (Brasil). In: Fablearn Conference. 1, 2016, São Paulo. Anais. Disponível em: https://fablearn.org/wpcontent/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_127.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA (BRASIL). Plano de Educação Profissional da Bahia., Salvador, 2010/2011. Disponível em: http://escolas.educacao.ba.gov.br/legislacaoep. Acesso em: 12 nov. 2019.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergência Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. P. 15-33. 2015. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 11 nov. 2019.
PENTEADO, M. et al. A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olho D’água, 2000. 80 p.
PEREIRA, E. A.; MARTINS, J. R.; ALVES, V. S.; DELGADO, E. I. A contribuição de John Dewey para a educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.3, no. 1, p. 154-161, mai. 2009. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/38. Acesso em: 30 jul. 2019.
PRADO, M. E. B. B. O Uso do Computador na Formação do Professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Brasília: MEC/SED, 1999.
RESNICK, M. Dê uma chance aos Ps: projetos, parcerias, paixão, pensar brincando. Constructionism and Creativity conference, opening keynote. Vienna, 2014.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Iva Ribeiro Cota, Tatiana Vieira dos Santos Paiva