Banner Portal
Construção de um sistema de ajuda online para a UFMG virtual sob a ótica da engenharia semiótica
PDF

Palavras-chave

Design de sistemas de ajuda on-line
Moodle
Engenharia semiótica
Expressões de comunicabilidade

Como Citar

CAPELÃO, Letícia; PRATES, Raquel; FREITAS, Leonardo; MACIEL, Heider. Construção de um sistema de ajuda online para a UFMG virtual sob a ótica da engenharia semiótica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 43–62, 2014. DOI: 10.20396/tsc.v2i1.14449. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14449. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) são sistemas computacionais que oferecem uma grande variedade de recursos e ferramentas para apoio ao ensino. Dentre eles, destaca-se o Moodle como o mais utilizado em todo o mundo. Apesar da grande difusão de uso dos AVAs e do Moodle, há ainda problemas na interface destes sistemas que prejudicam a interação de seus usuários. Pesquisas realizadas identificaram dificuldades de uso, tanto na interface quanto no sistema de ajuda do Moodle. Este artigo apresenta o processo de construção de um sistema de ajuda para a plataforma Moodle utilizada na UFMG, a partir de uma nova metodologia proposta para construção de sistemas de ajuda on-line, fundamentada na Engenharia Semiótica, uma teoria da Interação Humano-Computador.

https://doi.org/10.20396/tsc.v2i1.14449
PDF

Referências

BARBOSA, S.D.J.; PAULA, M.G.: Designing and Evaluating Interaction as Conversation: a Modeling Language based on Semiotic Engineering. In 10th International Workshop on Design, Specification and Verification of Interactive Systems, DSV-IS 2003, Funchal, Madeira Island, Portugal, Junho 11-13, 2003

BARBOSA, S.D.J.; SILVA, B.S. Interação Humano Computador. Elsevier Editora Ltda., 2010

CAPELÃO, L. et al. Avaliação de comunicabilidade do Moodle para usuários surdos e ouvintes. In: IHC2010 –Anais Estendidos Competição, Competição, 2011, Porto de Galinhas. CLIHC’2011: IHC, 2011

CAPELÃO, L. ; PRATES, R. ; FREITAS, L.; MACIEL, H. Avaliação da proposta de um modelo de sistema de ajudaonline para a UFMG Virtual. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013), 2013, Campinas/SP. Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013). Porto Alegre RS, Brasil: Sociedade Brasileira de Computação SBC, 2013. p. 768-777

CAPELÃO, L. et al . Relatório de Aplicação do Método de Inspeção Semiótica Intermediado (MISI) na UFMG Virtual (Moodle) com alunos surdos. RT.FALE./2014. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/UFMG, 2014

CAPELÃO, L. Recomendações para cursoson-lineem língua portuguesa com foco na integração de alunos surdos. 2015. 404 p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2015

CAPTERRA.com. Big Changes in the Top 20 Most Popular LMS Rankings. 2014. Disponível em: http://blog.capterra.com/big-changes-most-popular-lms-rankings. Acesso em 25 mai. 2015

DE OLIVEIRA, E. R.; LUZ, L. C. S.; PRATES, R. O. Aplicação Semi-Estruturada do Método de Inspeção Semiótica: Estudo de Caso para o Domínio Educacional. IHC ’08, Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre-RS, Brasil, p. 50–59, 2008

DE SOUZA, C. S. The semiotic enginnering of human-computer interaction. Cambridge, MA: The MIT Press, 2005.

FARKAS, D.K. Layeringas a Safety Net for Minimalist Documentation. In Minimalism Beyond the Nurnberg Funnel. The MIT Press, Cambridge, 1998

HOUSER, N.; KLOESEL, C. The Essential Peirce: Selected Philosophical Writings. Bloomington: Indiana University Press, 1992. v. 1. Disponível em: http://www.iupui.edu/~peirce/ep/ep1/ep1.htm. Acesso em: 4 abr. 2014.

LEITE, L. L.; SILVEIRA, M. S. PHAVEA : uma arquitetura de peer help para ambientes virtuais de ensino e de aprendizagem. In Anais do SEMISH -XXXVII Seminário Integrado de Softwaree Hardware,2010, Belo Horizonte

LEITE, L.L.; SILVEIRA, M.S. “Afinando” a comunicação entre pares para melhorar a compreensão da mensagem do designer. In Anais do X Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2011, Porto de Galinhas

LORENZONI, A. P.; PARIZOTO, M. Editor de Help: Ferramenta para Captura de Informações e Geração do Conteúdo de Sistemas de Ajuda à Luz da Interação Humano-Computador. Porto Alegre: Trabalho de Conclusão II – PUCRS, Faculdade de Informática 2004

MAGALHÃES, E. et al. Impacto da Usabilidade na Educação a Distância: Um estudo de caso no Moodle IFAM. Artigos Industriais. IHC 2010 –IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Belo Horizonte, MG, 2010

MOODLEDOCS. Pedagogy. 2014. Disponível em: https://docs.moodle.org/29/en/Pedagogy. Acesso em: 25 maio 2015.

MOODLE.com. Moodle 2014 Overview by Numbers. 2015. Disponível em: http://moodle.com/moodle-2014-overview-by-numbers/. Acesso em: 25 maio 2015.

MOODLE STATS. Moodle Statistics. 2014. Disponível em: https://moodle.net/stats. Acesso em: 25 maio 2015.

PRATES, R. O.; BARBOSA, S. D. J. Introdução à teoria e prática da Interação Humano Computador fundamentada na Engenharia Semiótica. In: T.KOWALTOWSKI; BREITMAN, K. K. (Orgs.). Jornada de Atualização em Informática do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2007

SALGADO, T.C.; DE SOUZA, C.S. Uma experiência de construção da ajuda online segundo o paradigma da engenharia semiótica. In Anais do VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, SBC, 2004, p. 205-208

SANTOS JÚNIOR, M. F. Exploração da Comunicação Usuário-Sistema em Sistemas de Ajuda on-line. 2009. 169 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). Faculdade de Informática,PUC-RS, 2009

SILVA, A. P.; FARIAS, A. L. G.Bibliotecas para Acesso, Estruturação de Conteúdo e Navegação em Sistemas de Ajuda Online. Resumo. Faculdade de Informática, PUC-RS, 2010

SILVEIRA, M. S. Metacomunicação designer-usuário na interação humano-computador: design e construção do sistema de ajuda. 2002. 134 f. Tese (Doutorado). Departamento de Informática, PUC-Rio, 2002.

SILVEIRA, M. S.; BARBOSA, S. D. J. Revelando as affordances do designervia sistemas de help e interjeições de comunicabilidade. Série Monografias em Ciência da Computação (MCC13/01). DI/PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2001.

SILVEIRA, M.S.; BARBOSA, S.D.J.; DE SOUZA, C.S. Modelo e arquitetura de sistemas de help online. In: Anais do III Workshop de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Porto Alegre: SBC, 2000.

SILVEIRA, M.S.; DE SOUZA, C.S. Design de Sistemas de Ajuda Online baseado em Modelos. In: IHC2002 -V Workshop de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2002, Fortaleza.. BNB, 2002. p. 117-128.

SILVEIRA, M.S., DE SOUZA, C. S.; BARBOSA, S. D. J. Um Método da Engenharia Semiótica para a Construção de Sistemas de Ajuda Online. In: CLIHC2003 - Latin American Conference in Human-Computer Interaction, Rio de Janeiro, 2003. p. 167-177

SILVEIRA, M.S.; LEITE, L.L. Alternativas de Ajuda on-linepara Ambientes de Aprendizagem Colaborativa. In Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE2009), Florianópolis, 2009.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.