Banner Portal
Educação personalizada não é educação emancipadora
PDF

Palavras-chave

Paulo Freire
Construcionismo
Tecnologia Educacional

Como Citar

BLIKSTEIN, Paulo. Educação personalizada não é educação emancipadora: a apropriação do discurso de Paulo Freire pela indústria da tecnologia educacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 8–24, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.16062. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/16062. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Nesse artigo, discutimos dois futuros possíveis para as tecnologias educacionais e para a educação personalizada. Um é dominado por produtos corporativos de instrução programada em que a “personalização” é rigorosamente limitada ao ritmo de consumo dos materiais, sem que os alunos tenham qualquer escolha de conteúdos ou abordagens. Em um campo diametralmente oposto, encontramos na educação maker um uso de tecnologia que oferece a estudantes novas formas de expressão e de participação agêntica no mundo atual. Concluímos alertando para a apropriação do discurso educacional progressista por produtores desses sistemas de instrução programada e apontando que há, na intersecção da educação maker com o pensamento de Paulo Freire, um futuro mais promissor para as tecnologias educacionais.

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.16062
PDF

Referências

ALTSCHOOL. Learner-Centered Collaborative. 2022. Disponível em: www.altschool.com. Acesso em: 11 mar. 2022.

BLIKSTEIN, P. 2008. Travels in Troy with Freire: Technology as an Agent for Emancipation. In: NOGUERA, P.; TORRES, C. A. (Orgs). Social Justice Education for Teachers: Paulo Freire and the possible dream. Rotterdam, Netherlands: Sense, 2008, pp. 205-244.

BLIKSTEIN, P; Digital Fabrication and ’Making’ in Education: The Democratization of Invention. In: WALTER- HERRMANN, J.; BÜCHING, C. (Orgs). FabLabs: Of Machines, Makers and Inventors. Bielefeld, Germany: Transcript Publishers, 2013, pp. 203-221.

BLIKSTEIN, P.; BLIKSTEIN, I. Do Educational Technologies Have Politics? A Semiotic Analysis of the Discourse of Educational Technologies and Artificial Intelligence in Education. In: ITO, M; CROSS, R; DINAKAR, K; ODGERS, C. (Ed.). Algorithmic Rights and Protections for Children. 2021. DOI: https://doi.org/10.1162/ba67f642.646d0673

DEWEY, J. The school and society. Chicago: The University of Chicago Press, 1902.

DISESSA, A. A. Changing minds: computers, learning, and literacy. Cambridge, MA: MIT Press, 2000.

EISENBERG, M. Output Devices, Computation, and the Future of Mathematical Crafts. International Journal of Computers for Mathematical Learning. v. 7, n. 1, p. 1-43, 2002.

FERNANDEZ, C.; HOCHGREB-HAEGELE, T.; BLIKSTEIN, P. Toward a sustainable model for maker education in public education: teachers as co-designers in an implementation of educational makerspaces. In: FABLEARN: ANNUAL CONFERENCE ON MAKER EDUCATION, 9., 2020, New York. Proceedings… New York, USA: 2020. p. 46-53.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FUHRMANN, T.; FERNANDEZ, C.; HOCHGREB-HAEGELE, T; BLIKSTEIN, P. Professional development of science teachers in underserved communities: an initial report from the field. In: LONDON FESTIVAL OF LEARNING, INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE LEARNING SCIENCES (ICLS), 13., 2018, London. Proceedings… London, United Kingdom: 2018. p. 1749-1750.

GERSHENFELD, N. Fab: the coming revolution on your desktop - from personal computers to personal fabrication. New York: Basic Books (AZ), 2007.

HALVERSON, E. R.; SHERIDAN, K. The maker movement in education. Harvard Educational Review. v. 84, n. 4, p. 495-504, 2014.

ILLICH, I. Deschooling society. New York: Harper & Row, 1970.

MARTINEZ, S. L.; STAGER, G. Invent to learn: Making, tinkering, and engineering in the classroom. Torrance, CA: Constructing Modern Knowledge Press, 2013.

MIKHAK, B. et al, Fab Lab: An Alternative Model of ICT for Development. “Development by Design” (dyd02). Bangalore: ThinkCycle, 2002.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, computers and powerful ideas. New York, NY: Basic Books, 1980.

REICH, J. Failure to Disrupt: why technology alone can’t transform education. Cambridge: Harvard University Press, 2020.

RESNICK, M.; BERG, R.; EISENBERG, M. Beyond black boxes: Bringing transparency and aesthetics back to scientific investigation. Journal of the Learning Sciences, v. 9, n. 1, p. 7-30, 2000.

TERMAN, L. M. The measurement of intelligence. Boston: Houghton, Mifflin and Company, 1916. DOI: https://doi.org/10.1037/10014-000.

WATTERS, A. Teaching Machines: the history of personalized learning. Cambridge: The MIT Press, 2021

WILENSKY, U.; PAPERT, S. Restructurations: reformulating knowledge disciplines through new representational forms. In: CLAYSON, J. E.; KALAS, I., Constructionism. France: Paris, 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.