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O uso das metodologias activas de aprendizagem para a promoção de autonomia no estudante
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Palavras-chave

Metodologias activas de ensino
Autonomia
Educação Emancipadora
Paulo Freire

Como Citar

SINDIQUE, Cláudio. O uso das metodologias activas de aprendizagem para a promoção de autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 48–68, 2021. DOI: 10.20396/tsc.v8i2.15884. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/15884. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A autonomia é um dos pilares da pedagogia freiriana na construção de uma escola emancipadora e crítica e na promoção da liberdade do estudante. Neste artigo proponho discutir o papel das metodologias activas de aprendizagem para a promoção da autonomia dos estudantes. As metodologias activas além de desenvolverem as habilidades e competências nos estudantes, permitem caminhos e novas práticas para que o educando seja protagonista em seu próprio processo de aprendizagem. O artigo é de natureza qualitativa consubstanciada a pesquisa bibliográfica, cujo objectivo é analisar em que medida as metodologias activas contribuem para a promoção da autonomia dos educandos. Concluímos que as metodologias activas de ensino permitem que os estudantes desenvolvam sua autonomia e habilidades na sala de aula.

https://doi.org/10.20396/tsc.v8i2.15884
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