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Letramento digital
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 1, ano 2019
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Palavras-chave

Leitura
Navegação online
Multiletramentos
Protótipo didático

Como Citar

CREPALDI, Nilza Pereira; SANTOS, Annie Rose dos. Letramento digital: uma prática de leitura pelo Google Classroom no Ensino Fundamental II. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 42–69, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i1.14632. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14632. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo apresenta um processo de leitura via aplicativo do Google, mediado pelo gênero condutor conto de fadas em sintonia com outros gêneros discursivos, e destinado a alunos da rede pública do ensino fundamental II. A pesquisa respalda-se na abordagem enunciativa da linguagem e nas metodologias de Solé (1998) e Cosson (2014). Os resultados demonstram que a articulação da exploração da multimodalidade da linguagem com recursos da web possibilita ao professor reconfigurar o seu papel de mediador, e os alunos exercitam a navegação on-line, compreendendo e respondendo ao processo de leitura, refletindo criticamente a sua realidade e ganhando autonomia. 

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14632
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Referências

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